Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 15:33 - A | A

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, 15h:33 - A | A

Dados

Campo grande tem alta no índice da Habitação e Alimentação em 2018

Considerando a inflação, a Capital ficou abaixo da meta inflacionária de 4,5%

Flavia Andrade
Capital News

Marcello Casal jr/Agência Brasil

Inflação para famílias com renda mais baixa acumula taxa de 11,42% em 12 meses

O resultado incluiu também a inflação de dezembro, 0,14%, o menor indicador para o mês desde o ano de 2007, quando foi de (-0,02%).

 

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais da Uniderp apontam alta no acumulado de 2018 de 3,70%, considerando a inflação de 2018, o que deixou a Capital abaixo da meta inflacionária de 4,5%.

 

A taxa faz parte do levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nepes) da Uniderp, que calcula o Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande (IPC/CG) há 16 anos. O resultado incluiu também a inflação de dezembro, 0,14%, o menor indicador para o mês desde o ano de 2007, quando foi de (-0,02%).

 

De acordo com o Coordenador do Nepes/Uniderp, Celso Correia de Souza, "Há vários motivos que ajudaram nesse resultado da inflação acumulada. A estabilização do valor do dólar frente ao real após as eleições pode ter impactado em quedas de preços de alguns produtos importados como o trigo, máquinas de alta precisão, eletroeletrônicos, gasolina e produtos natalinos em geral. Outros fatores que influenciaram foram o alto desemprego no país, os juros ainda elevados e o grande endividamento da população", afirma.

 

No último ano, os grupos Habitação e Alimentação tiveram as variações mais altas: 6,42% e 4,66%, respectivamente. Nesse período, o grupo Transportes apresentou uma forte deflação, da ordem de -3,53% e os outros grupos, Educação, Despesas Pessoais, Saúde e Vestuário ficaram com taxas dentro da normalidade.

 

( ** Com informações da Assessoria do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nepes) da Uniderp - Cidiana Pellegrin) 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS