Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 15:59 - A | A

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 15h:59 - A | A

SAÚDE

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo começa em agosto

Em Mato Grosso do Sul a cobertura vacinal foi de 88%, no ano passado

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

 

Agência Brasil

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo começa em agosto

Crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a dose

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo acontece entre 06 e 31 de agosto. Crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a dose, incluindo as 158 mil crianças que já receberam as vacinas anteriormente.

 

O Dia D da Campanha está marcado para 18 de agosto e a meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo. Em Mato Grosso do Sul a cobertura foi de 88%, no ano passado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai distribuir as doses da vacina tríplice para os municípios.

 

Poliomielite

A estratégia visa manter a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios elevada, evitando a reintrodução do vírus da poliomielite. Apesar dos progressos alcançados desde o início do programa global de erradicação, a doença permanece endêmica  no Afeganistão, Nigéria e Paquistão

 

Sarampo

Em 2016, a OMS declarou a região das Américas área livre do sarampo. Mas o vírus voltou a circular em 11 países das Américas em 2018. A Venezuela é o que apresenta maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil.

 

Diferentemente de outros estados, em Mato Grosso do Sul não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS