Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017, 15:34 - A | A

Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017, 15h:34 - A | A

Maneco

Após polêmica, estátua de Manoel de Barros fica debaixo de figueira

Impasse sobre fixação da obra de arte deixou muitas pessoas indecisas, mas algumas nem sabiam da discussão

Fernanda Freitas e Laura Holsback
Capital News

TJMS

Estátua de Manoel de Barros está sem paradeiro

O local escolhido para a fixação da estátua foi definido após reunião com o juiz David de Oliveira Gomes Filho

Avenida Afonso Pena, no trecho entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, embaixo de uma figueira centenária. Esse é endereço onde será instalada a estátua do poeta Manoel de Barros, esculpida pelo artista plástico campo-grandense Ique Woitschach.

O local ainda vai passar por melhorias, como a implantação de um piso de concreto e de um jardim, mas a previsão é que a obra de arte esteja no local até o dia 11 de outubro, dia em que Mato Grosso do Sul completará 40 anos de criação. A destinação da obra que retrata Manoel de Barros foi revelada na manhã desta quarta-feira (27), durante coletiva de imprensa, da qual participaram o titular da Secc (Secretaria Estadual de Cultura e Cidania), Athayde Nery, e o autor da obra do cartunista e escultor Ique Victor Henrique Woitschach, mais conhecido como Ique.

O local escolhido para a fixação da estátua foi definido após reunião com o juiz David de Oliveira Gomes Filho, titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que já havia barrado a instalação da obra no primeiro endereço sugerido pelo Governo Estadual, na própria Avenida Afonso Pena, a poucos metros dali, pois é considerado um sítio arqueológico do Exército.


Se por um lado teve gente “brigando” por um local mais apropriado para a instalação da estátua, por outro teve gente que nem estava sabendo da polêmica. “Eu acho que existem situações mais complicadas em Campo Grande para serem resolvidas do que a escolha do paradeiro da estátua do poeta Manoel de Barros. Mas partindo das primícias de que o autor tinha essa vontade e sempre via o por só sol próximo da Afonso pena com a Rui Barbosa, creio que deva se respeitar a vontade dele sim, já que a estátua foi feita em sua homenagem. E de resto acho que os governantes têm que cuidar de outros aspectos da sociedade que são muito mais importantes que algo estático”, opina o analista de conteúdo Marcelo Bley, 30.


Eu não fui consultada e não estava sabendo dessa novela toda. Mas acho que a população deveria ser consultada sim, pois todos nós fazemos parte disso, nós somos Campo Grande, nós somos a cidade e nós que vamos apreciar a obra de arte. Ou, a decisão deveria ser tomada pelo artista plástico, ele que deveria determinar onde ela deveria ficar”, comentou a enfermeira Laura Chaves, 57.


Rosângela Ferreira do Carmo, 35, acredita que a decisão deve ser tomada pelas autoridades da cidade, mais precisamente pela Secretaria de Cultura do Estado. “Quem melhor para decidir essa situação que a Secretaria de Cultura? Se tem essa secretaria é justamente para lidar com esse tipo de assunto, de decisões. O que não concordo é o poder judiciário ficar gastando tempo com coisas tão simples”, disse a dona de casa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS