Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 11 de Agosto de 2009, 13:20 - A | A

Terça-feira, 11 de Agosto de 2009, 13h:20 - A | A

André assina ordem para construção de usina hidrelétrica em Mato Grosso do Sul

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

O governador André Puccinelli assinou hoje a ordem de serviço para a construção da Usina Hidrelétrica São Domingos, na confluência dos rios Verde e São Domingos, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo. A parceria foi feita com a Eletrosul.“É a primeira hidrelétrica com produção de 48 megawatts que a Eletrosul constrói em Mato Grosso do Sul. Eles estavam tentando desde o ano 2000 esse empreendimento e, mais recentemente, em uma parceria forte, pudemos vencer todas as dificuldades”, conta o governador André Puccinelli.

De acordo com ele, foi feito um estudo de todo o inventário hidrelétrico dos rios do Estado para que a Eletrosul possa, se interessar, investir ainda mais em Mato Grosso do Sul. Além disso, o governo também busca empreendedores privados nas viagens ao exterior: “Nunca se verá em tempo algum passado, história de tantas construções que ocorrerão em nosso Estado de Mato Grosso do Sul, mercê da atuação do governo que quer o progresso e desenvolvimento, sem passivo ambiental”, explica.

Atualmente, continua Puccinelli, o Estado já empata na produção de energia com suas necessidades básicas. E com o início, neste ano, de sete novos empreendimentos no setor sucroalcooleiro, Mato Grosso do Sul já se torna autossuficiente e exportador de energia. “Mas, queremos mais. Queremos, além do inventário hidrelétrico que temos e os empreendimentos sucroalcooleiros, uma produção de energia três a quatro vezes maior que o total consumido pelo Estado hoje, que é de 800 megawatts”, avalia.

Para o presidente da Eletrosul, Eurides Luiz Mescolotto, a usina tem um significado muito grande, tanto para a empresa como para o governo do Estado, já que traz benefícios para a população e para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “O governador foi parceiro de todas as horas, ajudou nos momentos mais difíceis, fez tudo o que podia fazer para garantir esta obra. Na ordem de grandeza, Mato Grosso do Sul está no centro da empresa, temos orgulho de trazer para o Estado R$ 290 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, lembra, dizendo que a usina também garantirá royalty para o Estado e para os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, após entrar em operação em 2.011.

O diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Eletrosul, Paulo Afonso Evangelista, reforça o empenho da equipe do governo e do próprio governador na resolução das questões burocráticas apresentadas, principalmente referentes a questões ambientais. “Estamos pleiteando junto ao governo do Estado, e já recebemos sinal verde, para a participação no Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO)”, conta.

Com potência de 48 MW, a usina será capaz de gerar anualmente 323,25 GWh e, segundo cálculos da empresa, a energia assegurada será capaz de alimentar uma cidade de até 210 mil domicílios ou atender, em média, 700 mil pessoas. O reservatório da usina terá somente a função de manter o desnível necessário para a geração de energia. A usina será constituída de uma barragem que utilizará um canal de adução para conduzir a água até a casa de força, de forma a aproveitar a queda natural do rio Verde

Também participaram da solenidade, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos; os deputados estaduais José Teixeira e Reinaldo Azambuja; o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque; os prefeitos Roberson Moureira (Ribas do Rio Pardo), Edvaldo Alves de Queiroz (Água Clara) e Simone Tebet (Três Lagoas); o presidente da Fiems, Sérgio Longen; o diretor de Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio; o gerente local de Manutenção da Eletrosul no Estado, Ricardo de Souza Licks; além de vereadores e secretários dos municípios citados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS