Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Abril de 2016, 12:57 - A | A

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016, 12h:57 - A | A

Vacinação

Ação do Ministério da Saúde pretende imunizar 120 mil indígenas no Brasil

Cerimônia de abertura da campanha de vacinação será realizada no próximo sábado (30) em Aquidauana, MS

Liniker Ribeiro
Capital News

Durante o mês de maio, o Ministério da Saúde (MS) realizará uma força-tarefa para imunizar cerca de 120 mil indígenas em todo o país com doses de diferentes vacinas. A cerimônia de abertura do mês de vacinação será no próximo sábado (30) na aldeia Ypegue em Aquidauana, oeste de Mato Grosso do Sul.

A ação que faz parte da Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde, tem por objetivo atualizar a carteira de vacinação dos indígenas e será desenvolvida por meio dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do país.

Até o dia 29 de maio, três mil profissionais, na maioria agentes indígenas de saúde e saneamento, atuarão na campanha especial de vacinação, intensificando a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, grávidas e idosos.

“Este é um momento importante para intensificarmos as atividades das equipes multidisciplinares de saúde indígena. As aldeias já recebem este atendimento na atenção básica à saúde, mas como algumas áreas são remotas, temos este momento para atualização do calendário vacinal junto a essa população” relato o Secretário Especial da Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues.

Mais de R$ 4 milhões de reais serão investidos pelo Ministério da Saúde durante a ação. Serão aplicadas doses de vacinas contra Hepatite A e B, Rubéola, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Difteria, Tétano, Poliomielite, Febre Amarela, Varicela, formas graves de Tuberculose, Gastroenterites causadas por Rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), Influenza, Pneumonias, Meningites e outras infecções bacterianas graves. No ano passado foram aplicadas 141.000 doses de vacinas em 115.863 indígenas de 849 aldeias brasileiras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS