Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 16 de Julho de 2018, 16:53 - A | A

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018, 16h:53 - A | A

SAÚDE

Academias para terceira idade serão instaladas em unidades de saúde

As dez unidades que vão receber os equipamentos ainda não foram definidas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Academias para terceira idade serão instaladas em unidades de saúde

Foram investidos aproximadamente R$ 138 mil na aquisição dos equipamentos

Novas Academias da Terceira Idade (ATI) serão instaladas anexas a dez unidades básicas de saúde em Campo Grande. Foram investidos aproximadamente R$ 138 mil na aquisição dos equipamentos. Os recursos são de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Prefeitura de Campo Grande. 

 

A relação de unidades de saúde que receberão as academias ainda está em fase de elaboração. As ATIs contam com simuladores de pedalada, de caminhada e de esqui, que permitem realizar exercícios leves.

 

O secretário de Saúde Marcelo Vilela, que também é médico, explica que ao se exercitar, o idoso diminui a perda da densidade óssea gerada pelo envelhecimento e da massa muscular magra. “O exercício físico propicia ainda a melhora da capacidade pulmonar e a maior resistência a quedas. Com o músculo forte, o idoso tem mais equilíbrio e consegue se apoiar ao cair”, diz.

 

Os idosos são acompanhados por profissionais de educação física, que orientam sobre a necessidade de alongamento antes da atividade física e quais exercícios podem ser realizados.

 

As academias ao ar livre objetivam estimular a prática de atividades físicas na população adulta e idosa, promovendo a melhoria da qualidade de vida, resultando a melhora das Atividades de Vida Diária (AVD´s). 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS