Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016, 17:08 - A | A

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016, 17h:08 - A | A

Cinquentinha

A partir de 1º de novembro será exigido habilitação para "cinquentinhas"

Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A

Edyelk dos Santos
Capital News

A partir do dia 1º de novembro começa a valer a habilitação para guiar motos "cinquentinhas", como são conhecidos os ciclomotores, informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além do aumento dos valores das multas de trânsito.

Divulgação/Dourados News

A partir de 1º de novembro será exigido habilitação para

Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A

A aplicação dessas multas foi adiada três vezes: a previsão inicial era começar em março passado. O Denatran chegou a dizer que a cobrança começaria em junho último, mas depois voltou atrás e declarou que seria apenas a partir de novembro.

Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a ACC, um documento pouco conhecido do público.

Além da exigência de documentação, os condutores de "cinquentinhas" também estão sendo cobrados pelo licenciamento dessas motos. Até pouco tempo, uma grande parte delas rodava sem placa. Isso porque a legalização ficava por conta das prefeituras e muitas alegavam que não tinham como dar conta do serviço.

Em julho de 2015, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mudou a regra e determinou que os Detrans deveriam emplacar os ciclomotores. Por causa disso, os licenciamentos de "cinquentinhas" aumentaram 280% naquele ano, na comparação com o anterior.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS