Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017, 11:38 - A | A

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017, 11h:38 - A | A

Entrelinhas da Notícia

Senador quer obrigar presos a trabalhar para bancar gastos com presídios no Brasil

Da coluna Entrelinhas da Notícia

Por Marco Eusébio
Artigo de responsabilidade do autor

Fotos Reprodução

ColunaMarcoEusébio

'Preso custa mais do que estudante da rede pública', diz Moka

As chachinas na guerra de facções que aumentou a tensão nos presídios de todo o Brasil estão levando o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) a tentar acelerar no Senado a tramitação de um projeto de lei de sua autoria que obriga presos a trabalharem para bancar suas despesas nas penitenciárias. A proposta está parada na CCJ da Casa desde abril de 2015 para ser apreciado em caráter terminativo, sem necessidade de votação no plenário. Se aprovado, parte direto à sanção do presidente Michel Temer.

"Decidi apresentar o projeto quando tomei conhecimento de que um preso custa mais ao Estado do que um estudante de escola pública", diz Moka. No Amazonas, palco das matanças nos presídios, um detento custa aos cofres públicos R$ 4.129 por mês conforme o Ministério Público de Contas do estado. O valor é quase o dobro da média nacional, de R$ 2.400.

"Com crise ou sem crise, o detento recebe três refeições por dia. Enquanto isso, fora da prisão, muitos brasileiros não têm sequer uma refeição diária decente. O preso também tem assistência ambulatorial imediata, diferente do que ocorre na saúde pública em que o doente enfrenta horas e mais horas para ser atendido", justifica Moka. Em enquete no site do Senado, o projeto teve apoio de 23.688 pessoas, 97,5% dos 24.289 que opinaram. Só 601 foram contra.

 

 

  Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS