Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 08 de Junho de 2020, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 08 de Junho de 2020, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

“Não informar significa o Estado ser mais nocivo que o vírus” diz Mandetta: vídeo

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo

ColunaMarcoEusébio

Mandetta participou de debate online do IDP sobre a Covid, mediado por Gilmar Mendes

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou neste sábado de debate online sobre o tema "O Direito em Tempos de Covid-19" promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), mediado pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, e falou sobre vários assuntos relacionados à pandemia no Brasil. Indagado por Mendes sobre a sonegação de informações sobre a Covid-19 pelo atual comando do Ministério da Saúde, o ex-ministro respondeu que medicina é baseada em informação e declarou: "Não informar significa o Estado ser mais nocivo que a doença, mais nocivo do que o vírus".

OMS – Mandetta também afirmou que o Brasil não é "uma superpotência" que pode se dar ao luxo de não estar coligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), ao comentar declarações do presidente Jair Bolsonaro que ameaçou retirar o país da entidade, seguindo decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Sair da OMS, para o Brasil, é nos colocar como párias mundiais em saúde. É sair completamente da saúde. É igual a um menino mimado que fala: 'se eu não posso jogar, vou embora para casa'. E ele não sabe que o melhor não é ser o dono da bola, é jogar futebol", ilustrou.

SUS – Mandetta destacou a importância do SUS, que permitiu a expansão de leitos rapidamente em todo o país e disse que o Sistema Único de Saúde sai fortalecido. Segundo Mandetta, caso a pandemia ocorresse antes da criação do SUS, na época dos "pagantes" e dos pacientes "indigentes", que dependiam dos hospitais filantróplicos como as santas casas, o país estaria hoje vivendo uma situação de "barbárie".

PROFESSOR "HONORIS CAUSA" – O ex-ministro Mandetta também falou sobre outras situações que poderão ser questionadas na Justiça, como direitos do paciente, planos de saúde, medicina à distância, proteção aos povos indígenas e vários assuntos. Ao fim do debate, Gilmar Mendes ficou emocionado ao destacar o papel de Mandetta em meio à pandemia e propôs o título de "professor honoris causa" do IDP a ser entregue quando puder haver um encontro presencial. Veja o vídeo

 

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS