Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Marco Eusébio Domingo, 11 de Agosto de 2019, 07:29 - A | A

Domingo, 11 de Agosto de 2019, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

MP de Bolsonaro que reduz receita de jornais impressos gera reação em MS

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Antonio Cruz/Agência Brasil

ColunaMarcoEusébio

Ao anunciar MP, Bolsonaro ironizou: 'Menos papéis, menos desmatamento. Apenas lamento, menos lucro para os jornais'

Como era esperado, a Medida Provisória 892/19 de Jair Bolsonaro que deve reduzir a receita de jornais de grande circulação, desobrigando grandes empresas de publicarem balanços nesses veículos ao permitir a publicação a custo zero no Diário Oficial da União, gera reações. Em Campo Grande, o diário Correio do Estado divulga na quinta (08) que "Bancada federal do PSL é a favor de MP e contra imprensa" (leia aqui) informando que os deputados Loester "Tio" Trutis e Dr. Ovando (ambos do PSL-MS), vão votar em favor da medida.

O repórter Clodoaldo Silva, correspondente do diário local em Brasília, ouviu integrantes da bancada de MS e o jornal também publicou críticas dos que são contra a MP, como o deputado Dagoberto Nogueira (PDT) que acusa Bolsonaro de tentar "reprimir a imprensa" reduzindo a receita dos jornais.

A MP foi publicada agora porque várias empresas são obrigadas a divulgar neste período seus balanços trimestrais. Esta semana, por exemplo, quem divulga é o Banco do Brasil. Ao anunciar a medida, Bolsonaro postou o vídeo abaixo no Twitter na quarta (07) e ironizou: "Atendendo à imprensa que tanto me criticou sobre desmatamento, temos uma boa notícia para ela: os balancetes das empresas agora poderão ser publicados em sites, dispensando os jornais. Menos papéis, menos desmatamento. Apenas lamento, menos lucro para os jornais..."

 

• • • • •

 

Vídeo: jornais deixam de faturar R$ 1 bi com 'Capitão Motosserra', diz Bolsonaro

Carolina Antunes/PR

ColunaMarcoEusébio

Ao lado do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), Bolsonaro ironiza charge sobre 'Capitão Motossera' em O Globo

Jair Bolsonaro voltou a falar de sua medida provisória que desobriga empresas de publicar balancetes em jornais de grande circulação, que agora podem ser publicados a custo zero na internet (leia aqui). O presidente publicou na sexta (09) trecho de vídeo que transmitiu ao vivo no Facebook, em que ironiza ter sido ilustrado como "Capitão Motossera" em charge de O Globo, e escreveu: "O 'Capitão Motosserra' em defesa do meio ambiente. Os jornais deixam de faturar, por ano, em torno de R$ 1 bilhão". Veja o vídeo.

 

• • • • •

 

Vídeo: Bolsonaro sugere fazer 'cocô dia sim, dia não' para preservar ambiente

Reprodução de vídeo

ColunaMarcoEusébio

Bolsonaro: 'Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante'

Ao falar sobre o setor agrícola nacional para jornalistas na sexta, Jair Bolsonaro foi questionado pelo repórter Fábio Murakawa, do Valor Econômico, como é possível conciliar crescimento e preservação. O presidente respondeu: "É só você deixar de comer menos um pouquinho […] Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também". Em seguida, Bolsonaro defendeu o planejamento familiar para controlar o crescimento da população: "O mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Você olha as pessoas que têm mais cultura têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco. Mas como regra, é isso." Veja o vídeo postado pelo repórter no Twitter.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS