Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Marco Eusébio Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 14:15 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 14h:15 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Ao assumir Secretaria de Cultura, Regina Duarte diz ter “carta branca” de Bolsonaro

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Roberto Castro/MTur

ColunaMarcoEusébio

Em cerimônia no Planalto, Regina Duarte foi empossada hoje no cargo de secretária especial de Cultura

Ao tomar posse hoje como nova secretária especial de Cultura, Regina Duarte descartou interferências externas em sua gestão ventiladas nos últimos dias na imprensa. "O convite falava em porteira fechada, carta branca, não vou esquecer não", brincou a atriz, dirigindo-se ao presidente no discurso. "Meu propósito aqui é pacificação e diálogo permanente com o setor cultural, com os estados e municípios, com o Parlamento e com os órgãos de controle", afirmou. "O apoio do Legislativo é indispensável para que se tornem reais os objetivos da tarefa que vamos iniciar hoje", acrescentou.

Ao discursar, Bolsonaro disse que todos os ministros "tem liberdade para escolher seu time". "Obviamente, em alguns momentos, eu exerço o poder de veto a alguns nomes. Já o fiz em todos os ministérios. Até para proteger a autoridade, que às vezes que desconhece algo que chega ao nosso conhecimento", afirmou. O presidente frisou que "por muitas décadas, a cultura foi cooptada pela política e usada pra interesses políticos partidários" e citou a "Lei Rouanet, tão mal utilizada no passado", cujo "teto para um só artista, acreditem, era R$ 60 milhões de reais". "Botamos um teto e filtros. Afinal, deve atender artista em início de carreira, ou aqueles que precisam de incentivo" disse o presidente, frisando que a atriz é a "pessoa certa" para conduzir a política no setor. Veja aqui o vídeo da cerimônia de posse.

 

• • • • •

 

Globo encerra contrato com Regina Duarte

TV Globo/Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Na nota da Globo, Regina agradece os mais de 50 anos na emissora e fala da expectativa com o novo papel no governo

A TV Globo anunciou na sexta (28) o fim da relação contratual de mais de 50 anos com Regina Duarte pelo fato de a atriz aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro para a Secretaria da Cultura, que deve assumir na semana que vem. O site O Globo diz que, na nota da emissora, Regina Duarte afirma: "Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho,  ensinamentos  e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de cinquenta anos sinto que pude viver,  com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de  amor que, agora sei, é para sempre. E não existem palavras para expressar o tamanho da minha gratidão. Que Deus me ilumine para que eu possa agora, na Secretaria Especial da Cultura do Governo Bolsonaro, honrar meus aprendizados em benefício das Artes e das expressões culturais da população do meu país."

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS