Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025


Cotidiano Sábado, 29 de Outubro de 2011, 11:15 - A | A

Sábado, 29 de Outubro de 2011, 11h:15 - A | A

Familiares limpam túmulos para receber visitas no Dia de Finados

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Às vésperas da chegada do Dia de Finados, data em que são celebradas aquelas que já morreram, muitas pessoas costumam ir até os cemitérios para limpar os túmulos que serão visitados por parentes e amigos no dia 2 de novembro.

Tereza Arakaki, de 77 anos, este na manhã deste sábado (29) no cemitério Santo Antônio, em Campo Grande, para providenciar a limpeza da capela e do túmulo onde os pais foram enterrados há 40 anos.

“Cuidar do túmulo dos pais é uma tradição japonesa que diz que não devemos abandoná-los mesmo depois de mortos. Quando meus pais eram vivos eles sempre me pediram isso”, diz Tereza ao destacar que no dia 2 irá ascender velas e levar flores para os pais.

Clique na imagem para acessar a galeria

Tradição japonesa faz com que filha limpe túmulo dos pais há 33 anos
Foto: Deurico/Capital News

O Dia dos Finados é uma tradição milenar e se destaca como um dos cultos mais antigos e que está presente em quase todas as religiões. Maria Lúcia da Silva é espírita, e, na manhã de hoje foi até o cemitério levar flores no túmulo da mãe, que faleceu este ano, e para o pai, que faleceu em 2004.

“Para mim tanto faz se é dia de finados ou não, pois todo fim de mês eu trago flores para meus pais. Pago uma pessoa para cuidar da limpeza dos jazidos para mim, por isso não preciso me preocupar”, diz ela com dois vasos de flores nas mãos. Maria destaca ainda que, por conta do tempo seco não costuma acender velas pois podem causar incêndios.

Clique na imagem para acessar a galeria

Maria não vê diferença no Dia de Finados pois todo fim de mês leva flores para o túmulo dos pais
Foto: Deurico/Capital News

Guiomar Garcia, de 58 anos, é uma das responsáveis por manter a limpeza no local. Ela conta que nos dias que antecedem o Dia de Finados, o movimento por ali costuma aumentar. “Há oito anos que eu trabalho aqui, antigamente era mais movimentado, hoje o movimenta está bem menor, creio que por conta dos diversos cemitérios que abriram”, diz ela.

Firmina Rosa de Souza também realiza o trabalho de serviços gerais no cemitério há 40 anos. Aos 71 anos de idade ela diz que o movimento no dia 2 já não é mais o mesmo. “Não tem nem comparação do movimento de hoje com o de antes. Antes as pessoas vinham com mais freqüência, hoje não”, enfatiza ela.

Clique na imagem para acessar a galeria

Firmina trabalha na limpeza do cemitério há 40 anos e percebe queda no movimento dos visitantes
Foto: Deurico/Capital News

Expectativa

No cemitério Santo Amaro, o maior da Capital, são esperadas 40 mil pessoas para o Dia de Finados e os dias que antecedem a data. No Santo Amaro, o prefeito verificou que os trabalhos de limpeza do local, assim como a pintura de meio fio, varrição dos corredores e corte de grama, entre outras ações.

Serão disponibilizados computadores para que as pessoas possam achar com mais agilidade os locais dos túmulos.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, a permanência dos ambulantes no local deverá obedecer uma distância de um raio de 100 metros da entrada dos cemitérios e serão fiscalizados até a próxima quarta-feira, dia 2.

Juntos, os três cemitérios públicos têm 65 mil sepulturas, sendo 45 mil no Santo Amaro, 12 mil no São Sebastião e oito mil no cemitério Santo Antonio. Nos dois primeiros serão disponibilizados quatro banheiros químicos em cada um para atender o público. Em cada um eles, também haverá atendentes contratados para auxiliar os visitantes com um mapa informatizado da localização dos túmulos ou para auxiliar no deslocamento aos túmulos. A expectativa é de que antes do Dia de Finados, o sábado e o domingo sejam os dias de maior movimentação nos cemitérios públicos.

Clique na imagem para acessar a galeria

Dia dos Finados é celebrado na próxima quarta-feira, 2 de novembro
Foto: Deurico/Capital News

Fiscalização

Na última quinta-feira (27), 23 fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) começaram a acompanhar a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios públicos existentes na cidade: Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião. Além de orientar quem estiver vendendo artigos relacionados ao Dia de Finados, como velas e flores, os servidores impedirão que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais até a próxima quarta-feira, dia dois de novembro.

Nos três cemitérios públicos da Capital são efetuados, mensalmente, cerca de 208 sepultamentos. No Cemitério Santo Amaro estão enterrados 36.055 pessoas; no Santo Antonio existem 8.511 sepulturas e no São Sebastião outras 24.337. A cidade ainda conta com oito cemitérios da iniciativa privada, onde são efetuados por mês uma média de 250 sepultamentos.

Trânsito

Com o objetivo de coibir infrações no trânsito, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) intensificará as fiscalizações neste fim de semana e no feriado de finados em Campo Grande.

A ação será realizada nas proximidades das obras de recapeamento da avenida Afonso Pena para coordenar o trânsito e também próximo a conveniências e bares da Capital.

As fiscalizações acontecem ao longo do feriado prolongado. No Dia de Finados, equipes da Ciptran coordenarão o trânsito próximo aos cemitérios de Campo Grande para auxiliar no controle de fluxo de veículos e pessoas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS