Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 08 de Maio de 2015, 13:04 - A | A

Sexta-feira, 08 de Maio de 2015, 13h:04 - A | A

Oportunidade

Em Ladário banco de oportunidades já encaminhou 68 ao mercado de trabalho em 2015

Além do banco de oportunidades, população tem chance de se qualificar profissionalmente

Erik Silva
De Dourados para o Capital News

Procurar uma vaga no mercado de trabalho atualmente exige não apenas mão de obra qualificada e pessoas diferenciadas, mas também capacidade e criatividade na hora de desenvolver as atividades na vaga conquistada. Por isso, uma boa preparação antes de encarar qualquer desafio é fundamental.

Divulgação

Em Ladário banco de oportunidades já encaminhou 68 ao mercado de trabalho em 2015

Em Ladário banco de oportunidades já encaminhou 68 ao mercado de trabalho em 2015


Pensando em todas essas demandas, o município, por meio da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social e da Gerência do Trabalho, vem possibilitando aos ladarenses uma oportunidade de se encaixar no mercado de trabalho através do Banco de Oportunidades de Ladário (BOL).

“Essa estratégia existe para auxiliar a nossa população a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, a nossa proposta é tentar encaminhar essas pessoas para vagas existentes, bem como direcioná-las para novas oportunidades de qualificação com a participação em cursos e palestras motivacionais com intuito de acrescentar na vida profissional. O BOL vem contribuir com a inserção e política de integração adotada pela administração”, explicou superintendente da Casa Cidadania Jane Contu.

 

Mas antes, todo o processo desenvolvido pela Gerência do Trabalho, que é um órgão público da Prefeitura Municipal de Ladário, responsável pela coordenação de ações voltadas à intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho e oferta de cursos de
qualificação profissional para ocupações dos setores de Comércio e Serviços, possibilitam demandas acessíveis até a chegada do candidato ao BOL, qualificando e intermediando os cidadãos para concorrerem  e ocuparem vagas de emprego e para se aperfeiçoarem como empreendedores.

Todo este caminho foi percorrido pela ladarense Elaine Marques Gonçalves Fernandes, que hoje é servidora pública há um ano, e faz parte do setor de Compras e Licitação da Prefeitura deste município. Conforme ela, assim que soube do BOL, não perdeu tempo e resolveu se cadastrar.

“Eu soube do BOL através dos noticiários, foi quando me cadastrei. No momento não teria a dimensão do quanto isso me ajudaria. Porém, após passo a passo, foi quando recebi a notícia de que eu poderia estar me encaixando em uma vaga. Aqui não conhecia ninguém, foi tudo pelo meu esforço profissional. E sempre que posso, repasso as informações do Banco de Oportunidades, porque através disso, nós ladarenses, podemos conquistar a nossa vaga no mercado de trabalho”, falou Elaine.

Ainda conforme a servidora, a mensagem do BOL é repassada principalmente para os jovens, “eles buscam o primeiro emprego, e com o BOL, com toda certeza, eles têm um auxilio e estimulo a mais. Esse projeto é muito importante, pois além da vaga no mercado de trabalho, nos possibilita uma melhor qualidade de vida, onde iremos contribuir para o desenvolvimento da nossa Ladário”, enfatizou.

Desde a sua criação em janeiro do ano passado, na gestão do prefeito José Antônio Assad e Faria, o BOL já oportunizou 68 encaminhamentos de pessoas ao mercado de trabalho, com a efetivação de 38 candidatos, o que representa um saldo positivo na mão de obra do município. Porém, mesmo aquelas pessoas que ainda não conseguiram a sua vaga, o Banco de Oportunidades, capta os currículos, os organizam, conforme o perfil de cada candidato, e tem como objetivo ampliar o acesso dessas pessoas a uma vaga. E para aumentar as chances de colocação do trabalhador, é oferecido o serviço de Orientação Profissional, fornecendo dicas sobre elaboração e formatação de currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego e assim, como se capacitar profissionalmente para concorrer às oportunidades. Além disso, todas as demandas oferecidas já concluíram ao longo de 2014 e começo de 2015, até fevereiro, 306 emissões de CTPS; 389 captações de currículos; 03 cursos ofertados; 02 workshops de recepção e atendimento e vendas, dispondo para os empregadores também, um banco de dados atualizado, assim como às empresas, o encaminhamento do profissional que esteja de acordo com o perfil solicitado.

Dentro desses segmentos, o empregador também passa a contar com uma sala, onde a proposta é para que as empresas que não tenham uma estrutura para as entrevistas possam realizar suas seleções na própria Gerência do Trabalho, com o suporte de uma psicóloga para dar assistência no processo seletivo.

“A proposta não é a criação de Agência de Emprego, apesar da semelhança, nosso trabalho vai além, após a pessoa conseguir a vaga, realizamos juntos aos empregadores, o companhamento dos selecionados, desde seu desempenho até algumas atitudes não convenientes dentro da empresa contratante. A partir deste momento é que vamos avaliar se realmente o perfil desta pessoa corresponde a está vaga de emprego. O nosso papel é transparecer ao máximo o caminho a ser percorrido até o tão sonhado trabalho”, explicou a psicóloga da Casa da Cidadania, Genise Assad de Paula.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS