Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 10:12 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 10h:12 - A | A

DADOS

Levantamento de grãos indica produção recorde de 238,4 milhões de toneladas

Estudo identificou que as condições climáticas estão influenciando positivamente nas produtividades

Flávio Veras
Capital News

Famasul

 Lançamento da colheita do milho safrinha acontece segunda

 

O terceiro levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o país deverá colher uma safra recorde de 238,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,6 milhões de t em relação à safra passada ou 4,6% em termos percentuais. Até então, o recorde era da safra 2016/17, estimada em 238,7 milhões de toneladas, mas que acabou fechando em 237,6 milhões, após a atualização da safra de inverno e culturas de 2ª e 3ª safras.

 

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (11) e identificou que as condições climáticas apresentadas até agora, em todas as regiões produtoras de grãos, estão influenciando positivamente nas produtividades. Quanto à área plantada, a terceira etapa calcula que deverá alcançar 62,5 milhões de hectares, com uma perspectiva de aumento de 1,2% em relação à temporada passada, ou seja, um incremento de 756,3 mil hectares. O que explica este acréscimo é o aumento de área para as culturas do algodão e da soja.

 

As expectativas para safra 2018/19 indicam que a produção de soja deve chegar a 120,1 milhões de t. Com relação à área plantada dessa cultura, há uma tendência de crescimento de 1,8% em relação à passada. No caso do milho, este deverá atingir 91,1 milhões de t. O milho plantado na primeira safra apresenta produção bastante pontual para atendimento a demandas internas, a exemplo da ração animal para confinamento e nas áreas próximas às granjas de aves e suínos, uma vez que o foco do produtor neste momento do plantio é a soja. A área plantada de milho nessa safra atingiu 5,1 milhões de hectares, representando incremento de 0,8% em relação à temporada 2017/18.

 

 

Finalmente, com relação ao algodão, o produto deve atingir 2,4 milhões de t de pluma, que representa um acréscimo de 17,8% sobre a safra passada. O desempenho das cotações da pluma tanto no mercado interno quanto no externo estimulou os produtores nacionais a investirem fortemente na lavoura. Além desses produtos, o boletim destaca ainda a produção do amendoim, o girassol e a mamona.

 

(*) Informação com o Mapa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS