Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 12 de Junho de 2019, 17:06 - A | A

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019, 17h:06 - A | A

Assinado

Petrobras assina Termo de Compromisso com o Cade para venda de oito refinarias

Quantidade corresponde a cerca de 50% da capacidade de refino da Estatal

Flavia Andrade
Capital News

EBC

Lava Jato recuperou quase R$1 bilhão em 10 dias

Quantidade corresponde a cerca de 50% da capacidade de refino da Estatal

Nesta quarta-feira (12), a Petrobras assinou o Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que prevê a venda de oito das 13 unidades de refino da empresa, o que corresponde a cerca de 50% da capacidade de refino da Petrobras. 

 

A proposta foi apresentada pela empresa no início de Junho, após o Cade ter aberto inquérito para investigar se a Petrobras abusava de sua posição dominante no refino de petróleo, uma vez que a estatal detém 98% do mercado de refino do país. A investigação apura se empresa estaria usando de sua posição para determinar o preço dos combustíveis e evitar a entrada de novos concorrentes. A Petrobras tem até 2021 para realizar a venda das refinarias.

 

O acordo, aprovado nesta terça-feira (11) pelo conselho, segundo a Agência Brasil, põe fim a uma investigação do órgão regulador sobre possível prática de abuso de posição dominante pela Petrobras no segmento de refino.

 

O plano prevê, além do desinvestimentos em ativos relacionados a transporte de combustíveis, na BR Distribuidora, a venda de oito refinarias: Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Landulpho Alves (RLAM), Gabriel Passos (REGAP), Presidente Getúlio Vargas (REPAR),  Alberto Pasqualini (RFAP), Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

 

Ainda conforme a Agência Brasil, o acordo prevê que as refinarias RLAM, RNEST, REPAR, REFAP  e REGAP não poderão ser adquiridas por um mesmo comprador ou empresas de um mesmo grupo econômico por serem considerados como potencialmente concorrentes.

 

De acordo com comunicado divulgado pela Petrobras ao mercado, "O cronograma e o cumprimento dos compromissos assumidos junto ao CADE serão acompanhados por um agente externo, a ser contratado pela Petrobras, segundo especificações a serem estabelecidas em comum acordo", aponta.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS