Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Marco Eusébio Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 07:58 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 07h:58 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Fim do foro privilegiado avança, mas terá de esperar término das intervenções

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Alex Ferreira/Agência Câmara

ColunaMarcoEusébio

Relator Efrain Filho (à esquerda) defende também demissão em vez de aposentadoria para juízes flagrados em crimes

A comissão especial do Congresso que trata do fim do foro privilegiado aprovou nesta semana o relatório da PEC 333/17 que extingue o benefício a mais de 55 mil autoridades e restringe a apenas cinco: o presidente da República e seu vice, o presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do Supremo. O texto é o mesmo aprovado em dois turnos no Senado e agora segue para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovado por 308 votos em dois turnos. Porém, como proposta de mudança à Constituição (PEC) não pode ser votada enquanto houver intervenção federal em curso, como acontece no Rio e em Roraima, deve entrar em pauta só depois do recesso, em 2019.

JUÍZES NA MIRA Relator do texto recém aprovado na comissão, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) diz que o foro "é um instrumento arcaico" que blinda autoridades. "É preciso que no Brasil autoridade não seja sinônimo de impunidade". O deputado informou que, em paralelo ao texto principal da PEC 333/17, pretende apresentar propostas que contemplem medidas adicionais para acabar com outros privilégios. Ele defende, por exemplo, o fim da aposentadoria compulsória como "punição" a magistrados e demissão dos juízes envolvidos em crimes, como acontece com os demais servidores. (Com Agência Câmara)

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS