Com a presença de autoridades, entre eles o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (5), na Unidade Básica de Saúde da Família, no bairro Nova Lima, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que se estende até o dia 25 de maio. A vacina vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.
Só na Capital, serão 74 unidades de Postos de Saúde, que irão atender idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, indígenas, profissionais de saúde e grávidas em qualquer período da gestação. “ É importante que a gestante entenda que a vacina não faz mal ao bebê. A meta este ano é imunizar 11.416 mil grávidas” – explica o secretário de saúde Leandro Mazzini para a reportagem do Capital News.

Secretário da Saúde garante que as vacinas não prejudicam a gestação
Foto: Deurico/Capital News
De acordo com a Gerente Técnica de Serviço de Imunização, Cássia Tieme Kanaoka, as 140 mil vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde já foram distribuídas para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau/MS) e desde quarta-feira (2) vem sendo espalhadas entre Postos de Saúde e unidades móveis localizadas em pontos de imunização, com alto fluxo de pessoas, como o Belmar Fidalgo, nas redes de supermercados Extra, Comper, Shopping Campo Grande e, também, na Praça Ary Coelho. No mercadão Municipal a vacinação vai ocorrer nos dias 14 e 15 de maio.

"As vacinas já estão distribuidas desde quarta-feira"- afirma Cássia Tieme Kanaoka
Foto: Deurico/Capital News
Durante seu discurso, Nelsinho Trad, falou como médico e não como prefeito. Alertou à população sobre a importância dessa Campanha e destacou que está é época do ano mais perigosa para quem tem baixa resistência. “ Neste período o clima fica seco, com fortes estiagens, é nessa hora que as doenças respiratórias atacam, principalmente idosos e crianças. A vacina fortalece o sistema imunológico” – declara

Nelson Trad Filho alertou à população sobre os riscos que as doenças respiratórias podem causar
Foto: Deurico/Capital News
Em seguida, relembrou seus anos como médico e deu as duas primeiras vacinas da Campanha 2012.
A estimativa para capital é de imunizar 118 mil pessoas. No Brasil, em 2011, de acordo com dados do ministério, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.



