Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Junho de 2026


Eventos Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013, 12:30 - A | A

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013, 12h:30 - A | A

Confraria promove \"fusqueata\" para comemorar Dia Nacional do Fusca

Laura Holsback - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Confraria Apaixonados por Fuscas & Derivados de Mato Grosso do Sul promove no domingo (20) o 1º Encontro de 2013 com uma fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. O ponto de encontro será às 9h, nos altos da avenida Afonso Pena, em frente ao portão do Parque das Nações Indígenas.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é demonstrar todo o apreço, beleza e elegância do carro mais popular do país, que parou de ser fabricado no Brasil em 1996 e virou item de colecionador.

Proprietários de fuscas e derivados (associados ou não) podem participar. Já confirmaram presença fusqueiros de Dourados, Ponta Porã, Ivinhema, Aquidauana, e outras cidades do interior do Estado.

Até as 11h30 da manhã, os fuscas estarão estacionados na avenida. Afonso Pena, onde os donos farão uma confraternização e darão informações sobre os veículos. Ao meio dia, o ponto de encontro será no estacionamento do Norte Sul Plaza, onde permanecem até as 14h.

História -  O Dia Nacional do Fusca é comemorado no Brasil desde 1995. O carro começou a ser fabricado no país em 1959, mas, o primeiro modelo chegou em 1950, como produto de importação. O nome do modelo seria Volkswagen Sedan, mas havia muita dificuldade em pronunciar a palavra alemã “Volkswagen” que acabou resultando nas palavras "fulque", "fulca" e, logo, "Fusca". O nome Fusca foi oficializado apenas em 1983. O que também se tornou comum em outros mercados - no México, o carro é chamado até hoje de Vocho; nos países de língua inglesa, é "besouro" ou Beetle; Carocha em Portugal; Käfer na Alemanha.

Em 1986, o Fusca parou se ser fabricado no Brasil por incompatibilidade com novos padrões de construção e segurança. Mas, em 1993, voltou a ser fabricado pela Volkswagen, encerrando de fato a produção em 1996. O último fusca produzido no mundo foi fabricado no México, em 2003.

Serviço - Os carros da Confraria Apaixonados por Fuscas & Derivados de MS, ficam estacionado no Norte Sul Plaza a partir do meio dia até às 14h, no domingo (20).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3044-3900.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS