Campo Grande 00:00:00 Domingo, 06 de Julho de 2025


Esporte Sábado, 23 de Fevereiro de 2019, 07:21 - A | A

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019, 07h:21 - A | A

Brasileirão

CBF define árbitro de vídeo em todos os 380 jogos do Brasileirão

Proposta da entidade, que arcará com os custos, foi aceita pelos clubes

Rogério Vidmantas
Capital News

Fernando Torres/CBF

VAR CBF

Árbitro de vídeo, utilizado na Copa do Brasil em 2018, chega ao Brasileirão em todos os 380 jogos

Decidido! O Campeonato Brasileiro terá a tecnologia do árbitro de vídeo em todos os 380 jogos. A proposta foi levada ao Conselho Técnico da competição pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (22) e aceita sem restrições. Assim, o Brasileirão segue o modelo já adotado em grandes campeonatos europeus, como na Alemanha e Itália. 

 

Ao contrário de 2018, quando a proposta chegou a ser apresentada, mas recusada pela maioria dos clubes, desta vez os custos com tecnologia e infraestrutura será total da CBF, cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com o capital humano, como ocorre, tradicionalmente, com as equipes de arbitragem.

 

A tecnologia do árbitro de vídeo é utilizada em lances bem específicos, para interferir o mínimo possível durante as partidas. Em casos de lances duvidosos que terminam em gol (impedimento, bola ter de fato entrado totalmente ou não), em lances de pênalti, expulsões diretas e identificações equivocadas. A intenção é diminuir erros claros nestas situações.

 

Tecnologia testada

 

Até chegar ao Brasileirão, o VAR, popularizado durante a Copa do Mundo da Rússia 2018, passou por jogos em campeonatos estaduais e outras competições. A nível regional, o VAR foi utilizado pela primeira vez na final do Campeonato Pernambucano de 2017 entre Salgueiro e Sport. Na partida de ida, a tecnologia auxiliou na marcação correta de um pênalti para o Salgueiro. Já na volta, o VAR foi decisivo para a anulação de um gol salgueirense. Além disso, a tecnologia já esteve presente em um Gre-Nal no Campeonato Gaúcho e na decisão do Campeonato Catarinense.

 

Em competições organizadas pela CBF, o VAR foi utilizado na Copa do Brasil de 2018, nos jogos a partidas das quartas de final. A primeira partida foi no duelo entre Santos e Cruzeiro, que abriu a fase. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS