Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 16:33 - A | A

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 16h:33 - A | A

Mercado

Maior procura pelo óleo da soja eleva o valor de mercado do grão

Contudo, Cepea faz alerta sobre o aperto da receita de indústrias nacional com o processamento da soja

Danilo Galvão
Capital News

Greenme/Reprodução

óleo soja

Perspectiva de maior vazão de mercado para produto da soja

A exportação de soja brasileira está sendo positivamente influenciada, neste mês de agosto, por uma maior demanda pelo óleo gerado no processamento do grão. Quem garante isso é o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que confere o cenário a possibilidade de imposição de tarifas mais elevadas dos Estados Unidos, em aquisições de biodiesel da Argentina e da Indonésia. O instituto, no entanto, sobreavisa que a receita da indústria nacional com o esmagamento da soja tende a seguir apertada e com projeção negativa no comparativo a períodos anteriores, apesar do alento.

O impacto ainda é discreto, conforme mostra dados do indicador de soja no ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá. O índice apareceu em 25 de agosto, com alta de 0,04%, e cotação da saca a R$ 69,51, para a entrega de 60 quilos do commodity.

Com relação ao óleo de soja, os valores de mercado medidos pelo instituto avançaram 1,9% na média das regiões acompanhadas, ficando em R$ 2.672,91 por tonelada. O Cepea monitora regulamente a série de preços do commodity, bem como o percentual de participação de regiões na capacidade instalada de esmagamento de soja no Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS