Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Novembro de 2016, 13:24 - A | A

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2016, 13h:24 - A | A

Saldo positivo

Setor industrial do Estado apresenta aumento nas oportunidades de trabalho

No mês de setembro as atividades industriais abriram 394 novas vagas

Tarsilla Ferreira
Especial para Capital News

Divulgação/Fiems

Setor industrial do Estado apresenta aumento nas oportunidades de trabalho

No total, foram 2.657 novos postos formais de trabalho no setor industrial de MS

Foi divulgado nesta segunda-feira (7) um acúmulo de 2.657 postos formais de trabalho no setor industrial de Mato Grosso do Sul de janeiro a setembro deste ano. O setor é composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. O levantamento foi do Radar Industrial da Fiems e conforme o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o resultado é favorável em razão de setembro ter aberto 394 novas vagas, possibilitando que o aumento das contratações nas atividades industriais do Estado ficasse positivo em sete dos nove meses com dados oficiais disponíveis.

O crescimento de oportunidades de trabalho aconteceu na indústria da construção com 2.729 vagas, de serviços industriais com 478 vagas, de alimentos e bebidas com 442 vagas, e indústria da borracha, couro e diversas, com saldo de 202. “Infelizmente, nos últimos 12 meses, o saldo ainda é negativo na indústria química, têxtil e vestuário, produtos minerais não metálicos, indústria de calçados, indústria mecânica e indústria do papel e gráfica”, relatou Resende.

Nos últimos 12 meses 704 vagas foram encerradas, porém o desempenho melhora sistematicamente. “Por exemplo, na comparação com o início do ano, os últimos 12 meses terminados em janeiro indicavam o fechamento de 9.003 vagas, ou seja, o total de vagas encerradas na indústria estadual, no comparativo anualizado, diminuiu em 92%”, analisou o coordenador.

Em relação ao mês de agosto, o aumento do conjunto das atividades industriais no Estado foi de 0,42%, com 127.892 trabalhadores empregados. “Com esse desempenho, a indústria segue com o 3º maior contingente de trabalhadores formais de Mato Grosso do Sul. Atualmente, a atividade industrial responde por 19,6% de todo o emprego formal existente no Esatdo, ficando atrás do setor de serviços, que emprega 195.287 trabalhadores e tem participação equivalente a 29,9%, e da administração pública, com 129.971 trabalhadores ou 19,9% do total”, informou Ezequiel Resende.

Desempenho
De janeiro a setembro de 2016, ao todo 98 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, com abertura de 5.500 vagas em Mato Grosso do Sul. Entre as atividades industriais com saldo positivo destacam-se construção de edifícios, montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas, obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações, obras de terraplenagem, fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel, fabricação de brinquedos e jogos recreativos, preservação do pescado e fabricação de produtos do pescado, abate de suínos, aves e outros pequenos animais, coleta de resíduos não-perigosos e instalações elétricas.
 
Já outras atividades industriais tiveram fechamento de 2.843 vagas no mesmo período. As que mais apresentaram saldo negativo no Estado foram: fabricação de álcool, fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente, construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto, confecção de roupas íntimas, obras de engenharia civil não especificadas anteriormente e serviços especializados para construção não especificados anteriormente.
 
Em relação aos municípios, 49 deles as atividades industriais registraram aumento de contratação de janeiro a setembro, abrindo 4.114 vagas. As cidades que mais contrataram foram: Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Água Clara, Campo Grande, Nova Andradina, Maracaju, Mundo Novo, Angélica e Naviraí. Por outro lado, em 27 municípios foram fechadas 1.457 vagas e as cidades com saldo negativo destacam-se Eldorado, Bataguassu, Paranaíba, Terenos, Dourados e Ponta Porã.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS