Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Corumbá Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 16:33 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 16h:33 - A | A

Prefeitura de Corumbá deve coletar lixo de comunidade ribeirinhas

Ítalo Milhomem - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Corumbá para garantir que as comunidades Porto da Manga e do Passo do Lontra tenham seus resíduos sólidos coletados periodicamente pelo município, serviço que nunca foi prestado. As comunidades estão localizadas na estrada Parque Pantanal Sul com entrada na BR 262.

Para o MPF, “a coleta de lixo é um serviço público essencial, imprescindível à manutenção da saúde pública, e o acúmulo de lixo pode acarretar a disseminação de doenças, em prejuízo da população que ali reside”.

O acúmulo de lixo acontece na Comunidade Porto da Manga, à beira do Rio Paraguai, onde a coleta nunca foi realizada. Os 120 habitantes não possuem água tratada, saneamento básico e nem atendimento médico regular. A região é conhecida por ecoturistas que visitam a Estrada Parque, sendo o turismo de pesca a única fonte de renda para os ribeirinhos. O trabalho envolve a comercialização de iscas-vivas para pescadores ou atravessadores, serviços a pousadas, locação de quartos para pescadores, pilotagem de barcos turísticos.

O mesmo ocorre na comunidade Passo do Lontra à beira do Rio Miranda, cerca de 30 famílias vivem dos serviços prestados ao turismo da pesca esportiva. Sem saneamento básico, os resíduos das 150 pessoas da comunidade acumula-se abaixo das casas, construídas sobre palafitas.

A prefeitura tem o prazo de 90 dias para iniciar a coleta, sob pena de multa de R$ 5 mil, acrescida de multa diária de mil reais.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS