Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Abril de 2010, 14:31 - A | A

Segunda-feira, 12 de Abril de 2010, 14h:31 - A | A

Atestado médico adia julgamento do Caso Veron

Eduardo Penedo Capital News (www.capitalnews.com.br)

O julgamento dos três acusados de terem assassinado o cacique Guarani-Kaiowá Marcos Veron, em janeiro de 2003, em Jutii (cidade distante 355 quilômetros ao sul de Campo Grande) foi adiado. O júri estava previsto para ser realizado nesta segunda-feira (12), mas em função de um dos advogados de defesa, Josephino Ujacow, apresentar atestado médico informando que está em tratamento psicoterápico, pelo período de 20 dias, a juíza Paula Avelino determinou o adiamento  para 3 de maio.

Os três acusados que estão sendo julgados são Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde, sendo que outro acusado o segurança, Nivaldo Alves de Oliveira, está foragido.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Publico Federal (MPF), a juíza informou que se houver alguma falta dos advogados, a defesa dos acusados será feita por defensores públicos indicados pela União.

A princípio, o julgamento era para ocorrer em Mato Grosso do Sul, mas o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3) havia determinado que o Tribunal do Júri ocorra em São Paulo para garantir a imparcialidade dos jurados e evitar que a decisão sofra influência social e econômica dos supostos envolvidos no crime.

De acordo com a peça criminal, foram denunciadas 24 pessoas, mas a Justiça acatou denuncia somente para quatro acusados. Eles estão sendo levados a júri pelos crimes de homicídio, de cárcere privado, fraude processual, formação de quadrilha e constrangimento ilegal.

Entenda o caso

Os índios Kaiowá acampados na terra indígena Takuara, na fazenda Brasília do Sul, sofreram ataques, entre os 12 e 13 de janeiro de 2003, de quatro homens armados que teriam sido contratados para agredi-los e expulsá-los daquelas terras. Armados com pistolas, eles ameaçaram, espancaram e atiraram nas lideranças indígenas. Veron, na época com 72 anos, foi encaminhado ao hospital com traumatismo craniano,mas em razão dos ferimentos não resistiu e morreu.


Por: Eduardo Penedo (wwww.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 12/04/2010 - 10:07
  Acusados da morte de Veron vão a júri hoje em São Paulo

 05/04/2010 - 11:59
  Assassinos de Marcos Veron vão a júri na semana que vem

 12/02/2009 - 15:17
  Temendo influência, assassinato de Marcos Veron será julgado em São Paulo

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS