Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Abril de 2010, 10:07 - A | A

Segunda-feira, 12 de Abril de 2010, 10h:07 - A | A

Acusados da morte de Veron vão a júri hoje em São Paulo

Lucia Morel - Capital News

O julgamento dos quatro acusados da morte do líder indígena Marcos Veron acontece hoje em São Paulo (SP). A audiência acontece no TRF 3 (Tribunal Regional Federalda 3ª Região), sete anos após o crime. Veron foi morto em 2003 após conflito com seguranças na Fazenda Brasília do Sul, em Juti, a 311 km de Campo Grande. Os quatro acusados são Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos, Jorge Cristaldo Insabralde e Nivaldo Alves de Oliveira.

O julgamento acontece em São Paulo por conta de recomendação do MPF (Ministério Público Federal) para que haja imparcialidade na decisão. Conforme entendimento do MPF, a realização da audiência na capital paulista vai “evitar que a decisão sofra influência social e econômica dos supostos envolvidos no crime”.

O ministério afirma que o “poder econômico e a influência social” do proprietário da fazenda, Jacinto Honório da Silva Filho “são muito fortes”. Ele seria dono de várias propriedades dentro do Estado e em outras localidades e teria negociado com dois índios a mudança de seus depoimentos, entre eles o próprio filho de Veron. Os indígenas teriam assinado depoimento em 2004, mudando a versão dada sobre o crime no dia seguinte ao assassinato e inocentaram os seguranças contratados por Honório.

O crime aconteceu entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2003. Indígenas guarani-caiowás estavam acampados na Terra Takuara, na Fazenda Brasília do Sul. Eles foram atacados por homens armados. Na
época, Veron era o cacique e tinha 72 anos. Ele morreu de traumatismo craniano no hospital.


Por Lucia Morel - Capital News
 

 

 Veja também:

 05/04/2010 - 11:59
  Assassinos de Marcos Veron vão a júri na semana que vem

 12/02/2009 - 15:17
  Temendo influência, assassinato de Marcos Veron será julgado em São Paulo

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS