Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 05 de Abril de 2010, 11:59 - A | A

Segunda-feira, 05 de Abril de 2010, 11h:59 - A | A

Assassinos de Marcos Veron vão a júri na semana que vem

Lucia Morel - Capital News

O julgamento dos acusados pelo assassinato do cacique guarani-kaiowá Marcos Veron, em janeiro de 2003, em Juti, acontece no dia 12 de abril, em São Paulo. O júri foi marcado na capital paulista para garantir a imparcialidade dos jurados e evitar que a decisão sofra influência social e econômica dos supostos envolvidos no crime.

Entre os motivos levantados pelo MPF para pedir a transferência do Tribunal do Júri de Dourados (MS) para São Paulo estão o poder econômico e a influência social do proprietário da fazenda, Jacinto Honório da Silva Filho. Proprietário de terras em Mato Grosso do Sul e outros estados, Jacinto teria negociado com dois índios a mudança de seus depoimentos. Vítimas da agressão, eles teriam sido contratados para trabalhar em uma de suas propriedades na Bolívia.

Também assinaram um depoimento em 2004 mudando a versão que deram ao crime no dia seguinte ao assassinato. Inocentaram os seguranças contratados pelo fazendeiro e passaram a responsabilizar um outro índio, já morto, pelo assassinato do cacique Veron. O fazendeiro teria tentado, inclusive, comprar o depoimento do filho do cacique assassinado, oferecendo-lhe bens materiais em troca da assinatura de um termo de depoimento já redigido.

O MPF destaca que há diversos outros casos de violência contra indígenas que ainda estão impunes e sustenta que “existe um forte preconceito contra o povo indígena por parte de membros importantes da sociedade sul-mato-grossense”.

Para o procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida, "todos os casos apontados mostram que infelizmente a violência contra povos indígenas não é um fato isolado nem uma questão ultrapassada. O que se espera do poder público e do Judiciário é uma ação imparcial para que ocorra a efetiva proteção dos povos indígenas".

Crime

Acampados na terra indígena Takuara, na fazenda Brasília do Sul, indígenas da etnia Kaiowá sofreram ataques, entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2003, de quatro homens armados que teriam sido contratados para agredi-los e expulsá-los daquelas terras. Armados com pistolas, eles ameaçaram, espancaram e atiraram nas lideranças indígenas. Veron, à época com 72 anos, foi encaminhado ao hospital com traumatismo craniano, onde faleceu.

Respondem pelo assassinato Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos, Jorge Cristaldo Insabralde e Nivaldo Alves de Oliveira. Em outubro de 2008, o MPF ofereceu denúncia contra outras 24 pessoas por envolvimento no crime.


Por Lucia Morel - Capital News

 

 Veja também:

 12/02/2009 - 15:17
  Temendo influência, assassinato de Marcos Veron será julgado em São Paulo

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS