Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014, 16:18 - A | A

Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014, 16h:18 - A | A

Objeto que caiu no interior do Estado é tanque de combustível

Marcos Barbosa - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) informou que o objeto que caiu em Santa Rita do Pardo é um tanque de combustível de algum foguete ou satélite ainda não identificado. Como o objeto não tem mais utilidade, ele é considerado lixo espacial, e não representa perigo por não ser radioativo.

Conforme a assessoria da AEB, a identificação foi possível depois de análises feitas da imagem da estrutura. Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador, já que o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.

Outra hipótese levantada pela AEB, é que o tanque seja parte de um satélite que perdeu a estrutura acidentalmente e sido lançado no espaço. A Agência Espacial Brasileira também informou que a possibilidade do objeto ser do Brasil é bem pequena, porque o país utiliza tecnologia de placas solares para mover os objetos que coloca no espaço. Também não é possível saber com segurança o local de origem da peça.

A Polícia Civil de Santa Rita do Pardo registrou um boletim de ocorrência como 'achado de coisas', e acionou a FAB para investigar o ocorrido. A Força Aérea Brasileira informou que não pretende investigar o caso, já que a peça encontrada não pertence à Aeronáutica, mas que vai dar suporte para quem for responsável pelas investigações.

 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS