Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 15:26 - A | A

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 15h:26 - A | A

Técnicos visitam locais de enchentes na Capital

Taciane Peres - Capital News

Logo pela manhã, às 7 horas, o secretário Valtemir de Brito, o Kako, da Seintrha, realizou uma rápida reunião de avaliação dos danos causados pelas enchentes de quinta-feira e visitou junto com a equipe um dos pontos de maior alagamento, na Vila Popular, nas proximidades do trevo que demanda à Aquidauana, próximo ao frigorífico JBS. Kako Brito visitou as margens dos córregos Serradinho e Imbirussu, verificando as condições de escoamento da água e eventuais medidas corretivas que estão sendo analisadas pelos técnicos. “Nosso intuito é dar uma resposta rápida para a população”, avisou o secretário, notando que o problema foi maior porque a chuva foi muito forte e concentrada. Segundo dados, em pouco tempo caiu 70 milímetros de chuva na região do Imbirussu, provocando alagamentos que obrigou 30 famílias a se retirarem temporariamente de suas casas.

As equipes de projetos e de engenharia passam a fazer avaliações sobre a capacidade de escoamento da água, se é necessário ampliar o sistema de drenagem ou apenas realizar a manutenção de pontos de eventuais obstruções. A preservação da mata nativa protege o córrego, mas dificulta o acesso ao leito, razão pela qual essa vistoria passará a ser feita rotineiramente dentro dos parques. Árvores caídas, por exemplo, podem se transformar em diques que represam a água e geram alagamentos. O secretário convocou para a visita a empresa que realizou o projeto de drenagem do complexo Imbirussu/Serradinho, solicitando avaliações e correções técnicas que evitem novas inundações. Paralelamente à visita do secretário e assessores à Vila Popular e região, a Seintrha deslocou homens e máquinas para realizar a limpeza e a manutenção nos locais onde houve transbordamento dos córregos, espalhando areia e outros detritos nas vias públicas.

33 córregos

O problema do transbordamento dos córregos é histórico em Campo Grande, uma cidade que tem 33 córregos em sua área urbana. Principalmente em épocas de muita chuva, a discussão sobre a drenagem das águas se repete entre os campo-grandenses. O problema é agravado porque nem todas as obras propostas no Plano Diretor de Drenagem para contemplar todas as bacias, problemas de inundação na Capital surgem de forma pontual nas regiões onde o nível de chuva foi mais intenso. Na medida que os bairros foram sendo asfaltados e os córregos canalizados, avançou a impermeabialização, aumentando a velocidade da enxurrada,gerando inundações.

Uma das alternativas discutida pelos técnicos da Seintrha na visita ao Imbirussu é a adoção de obras de contenção da velocidade da água, como barragens, piscinões e outros sistemas que diminuam a força da vazão da água na hora da chuva mais forte. O fluxo é muito grande em pouco tempo e a maioria das caixas dos córregos não aguenta a vazão, razão pela qual é necessário diminuir a velocidade das águas com obras adicionais.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS