Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014, 15:58 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014, 15h:58 - A | A

Fiems trás Cristiana Lôbo em ciclo de palestras

Da redação (TP)

Como parte da programação de comemoração dos 35 anos da Fiems, os representantes das federações da indústria, do comércio, da agricultura e pecuária e das associações empresariais e do Sebrae/MS destacaram a força do Sistema S no apoio ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul durante palestra realizada nesta sexta-feira (28/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Na abertura da palestra "A Força do Sistema S", o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a importância da integração do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. "Vejo que cada vez mais o Sistema S tem trabalhado em conjunto e que essa integração é que faz a diferença e tem contribuído para o desenvolvimento do Estado", declarou.

Sérgio Longen defendeu o aumento da competitividade do setor produtivo e não trabalhar com aquele Brasil do passado, aquele Brasil que já foi superado. "Hoje, o Brasil enfrenta uma situação negativa em todos os aspectos, os números estão ai e não podem mais ser disfarçados, é uma realidade. O Governo Federal precisa fazer a lição de casa, discutindo a situação do Bolsa Família e do seguro desemprego. Deve-se trabalhar com crédito, débito e saldo, isso serve para empresa, para o Governo, para a dona de casa, para todo mundo. É neste tipo de governo que nós acreditamos, um governo que só gasta aquilo que ele ganha e é nesse sentido que nós vamos defender nossa bandeira", pontuou. Nesse sentido, o presidente reforçou que o Sistema Fiems conta com unidades fixas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, além de 100 containers salas de aula, 23 unidades móveis do Sesi e 13 unidades móveis do Senai. "Nos últimos sete anos, investimos mais de R$ 240,4 milhões em 69 obras de construção, ampliação e modernização das nossas unidades do Sesi e Senai. Além disso, também edificamos o Instituto Senai de Tecnologia Alimentos, em Dourados, e vamos iniciar ainda neste ano a construção do Instituto Senai de Inovação Biomassa, em Três Lagoas, pois entendemos que o Senai não pode se limitar apenas à qualificação profissional, também precisa voltar suas forças para a inovação e a tecnologia, contribuindo para aumentar a competitividade do setor industrial", declarou.

Já o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou que o trabalho em conjunto, de apoio, com objetivos comuns e cada um exercendo seu papel tem gerado resultado. "Em 2014, os números do Sebrae foram positivos, com o atendimento de 31 mil empresas, 3.130 pequenos negócios e 15 mil micro empreendedores individuais. Também contribuímos para que 40 municípios implementasse a Lei Geral", comentou. O presidente da Famasul, Eduardo Ridel, ressaltou a história de sucesso do setor agropecuário. "De 2002 para cá houve uma forte transformação no nosso setor e que virou referência de cadeia produtiva, de negócio, com um ambiente bastante competitivo e o Brasil virou a grande fazenda do mundo", disse Eduardo Riedel, salientando que foram mais de 3 mil cursos em 2014 e 72 mil participantes, sendo que os cursos mais demandados foram NR 31, informática básica, fabricação caseira de derivados de leite, manejo básico de bovino de leite, produção de pães e bolos, produção artesanal de alimentos.

Para o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, a missão das federações representativas do setor produtivo é promover condições favoráveis para gerar resultados positivos para os empresários e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado. "O setor terciário ocupa 63% do PIB do Estado, mostrando sua importância, também alcança a marca de 70% de quantidade de empresas em comércio e serviços, bem como possui 47% dos empregos", revelou. O presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, destacou que Mato Grosso do Sul dá exemplo para o Brasil. "Em nenhum outro Estado se vê uma união de federações e resultados como é visto aqui. A nossa atuação não se limita a resolver problemas de comércio, mas trabalhar com o social, com a transformação. São os projetos, só o trabalho é que produz riqueza e, por isso, esse trabalho conjunto é tão significativo", pontuou.

Palestra ilustre

Ainda na programação do aniversário de 35 anos de criação, a Fiems traz, nesta sexta-feira (28), às 21 horas, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, para fazer a palestra “Novos Rumos da Economia Brasileira”. Durante a palestra, que é gratuita e aberta para a comunidade, a jornalista abordará os principais aspectos da economia estadual e nacional, além de fazer uma panorama do setor para 2015. Cristiana Lôbo acompanha a política brasileira desde 1982, fazendo a cobertura jornalística dos governos João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, ela comenta os bastidores de Brasília, as decisões do Governo Federal e as negociações com o Congresso Nacional.
 
Ela estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Goiás (UFG) e ingressou na profissão escrevendo esporadicamente para a Folha de Goiaz, jornal local de Goiânia (GO). Em 1978, foi contratada como estagiária para a editoria de política e, um ano depois, seguiu para a sucursal de O Globo, em Brasília (DF). Ainda na capital do país, Cristiana foi repórter setorista de vários ministérios por dois anos e essa experiência valeu uma visão detalhada de cada pasta. O desafio seguinte foi cobrir o Palácio do Planalto. Em 1984, novo rumo na carreira: o Congresso Nacional. A jornalista aproveitou para conhecer de perto e a fundo o trabalho de cada deputado. Em 1986, Cristiana passou a ser assistente de Tereza Cruvinel na coluna Panorama Político, do jornal O Globo. Em 1992, foi a vez de trabalhar com Ricardo Boechat. No mesmo ano, assumiu uma coluna no O Estado de S. Paulo, no qual ficou até 1998. De lá, passou a ser âncora do programa Fatos e Versões da Globo News. É também comentarista do Jornal das Dez, também da Globo News.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS