Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014, 11:04 - A | A

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014, 11h:04 - A | A

Olarte publica comunicado e diz que depende de obtenção de recursos para reajuste

Samira Ayub -Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) publicou nessa terça-feira (18) em sua página em rede social comunicado oficial sobre a integralização do piso salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme). Na nota, o prefeito reitera que vai conceder o reajuste de 8,46% para integralizar o piso salarial, mas reforça que depende da obtenção de recursos. A categoria está em greve desde o dia 7 de novembro.

Olarte inicia a nota afirmando que o objetivo é tranquilizar e esclarecer a questão. “Queremos demonstrar total transparência de todo o nosso esforço em buscar recursos que vão garantir o pagamento do percentual que falta para atingir 100% do piso nacional”, diz o prefeito na nota. Em outro momento, o chefe do Executivo municipal afirma que reconhece que a Lei do Piso Nacional é um direito conquistado pelos professores, entretanto, reafirma que existem interesses políticos, “(...) atualmente, nos deparamos com um enfrentamento que por interesses políticos, levaram parte das lideranças do magistério a uma resistência, dificultando assim qualquer tipo de negociação”.

Gilmar Olarte justifica no comunicado oficial que, por essa razão, procurou intervenção judicial para interromper a greve. Em outro momento do comunicado, o prefeito assegurou que o pagamento será feito sem prejuízo a nenhum professor da Reme.

Desde o início das negociações, Olarte tem afirmado que irá cumprir com a Lei do Piso Nacional para a categoria, porém, segundo ele, a prefeitura não tem recursos para isso. “É nosso objetivo honrar com este compromisso, mas este momento depende da obtenção de recursos, já que em oito meses de governo, ainda estamos em buscar de equilibrar a situação financeira da prefeitura por conta da má gestão no ano passado”, afirmou Olarte no comunicado.

O prefeito pontuou no comunicado que a prefeitura tem depositado em dia o salário dos professores. “(...) os salários nestes oito meses foram pagos religiosamente em dia e em apenas dois meses de administração, já que assumimos em março, conseguimos no mês de maio, conceder 18,33% de aumento para os professores, mesmo diante da situação financeira em que se encontrou a prefeitura”, disse Olarte na nota.

Gilmar Olarte encerrou o comunicado pedindo à categoria colaboração e voto de confiança. “Preciso da colaboração de todos e peço um voto de confiança neste momento, para que eu possa administrar a nossa cidade com responsabilidade e fazer com que a Prefeitura volte a caminhar a todo o vapor”, e encerrou o comunicado afirmando que o Executivo se mantém aberto ao diálogo com todos os segmentos.

Greve

Durante assembleia da categoria na sede da Associação Campo-Grandense de Profissionais da Educação (ACP), realizada no dia 3 de novembro, os professores da Rede Municipal decidiram entrar em greve, a partir do dia 6 deste mês.

Nos últimos 13 dias, os estudantes da Reme estão sem aula, e as negociações entre o prefeito e a categoria foi parar na Justiça. Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determinou que 80% dos professores voltassem para as salas de aula, mas de acordo com o presidente da ACP, Geraldo Gonçalves, como não foram notificados, a greve foi mantida.

Os professores também entraram na Justiça para assegurar a manutenção da greve.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS