Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 04 de Novembro de 2014, 08:17 - A | A

Terça-feira, 04 de Novembro de 2014, 08h:17 - A | A

Governo do Estado inaugura semiaberto de Amambai nesta terça-feira

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto e Aberto de Amambai, construído pelo Governo do Estado, será inaugurado nesta terça-feira (4), pelo governador André Puccinelli (PMDB). No mesmo ato, previsto para as 13h30, será entregue também a reforma do Estabelecimento Penal Masculino no município.

Novo e moderno, o prédio do semiaberto tem seis celas, com capacidade para 117 presos, salas de direção, administração, psicossocial, de atendimento jurídico aos detentos, além de alojamentos para os servidores, recepção, salas de segurança, disciplina e vigilância, de revista e copa.

“Esta obra integra as ações do governo do Estado para reduzir o déficit do sistema carcerário em Mato Grosso do Sul, que tinha pouco mais de quatro mil vagas quando assumimos a pasta, em 2007”, informou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “Com os investimentos do governo na construção de novos presídios, vamos dobrar a capacidade de vagas até o final do ano”, completou.

Mais investimentos

Também estão sendo criadas, com recursos próprios do Estado, outras 1.450 novas vagas em cidades do interior. Entre elas estão Jardim, com 90 vagas; Dourados, com 500; Coxim, com 100 vagas; Ponta Porã, 204; e Corumbá, onde o governador André Puccinelli inaugurou no final de setembro a reforma e ampliação do Estabelecimento Penal para mais 115 presos.

Em Campo Grande serão 1.613 novas vagas em três novos presídios, dos quais dois já estão sendo construídos no complexo da Gameleira (um masculino, para 603 presos, e um feminino, para 407 internas). “São mais de R$ 32,9 milhões em recursos da União, com contrapartida do governo do Estado, e além desses dois presídios, uma terceira penitenciária masculina, com investimentos de R$ 19,4 milhões também será erguida no complexo da Gameleira, com capacidade para mais 603 presos”, garantiu o secretário Jacini.

Ainda foram criadas 150 vagas prisionais no município de Nova Andradina, com a assinatura, em julho, pelo governador André Puccinelli, do decreto de criação do presídio no município, onde os presos serão custodiados por agentes da Agepen.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS