Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 18 de Outubro de 2014, 08:21 - A | A

Sábado, 18 de Outubro de 2014, 08h:21 - A | A

Deve-se adiantar relógios para Horário de verão que começa domingo

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

Começa à zero hora de domingo (19) o Horário de verão no Brasil, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. O horário segue até o dia 22 de fevereiro do próximo ano.

Seu principal objetivo é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19 às 21 horas. Apesar de neste ano o horário ter uma semana há mais, a falta de chuva que potencializa o calor prevê uma economia bem menor.

História

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

Segundo o decreto, a mudança no horário ocorrerá todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. De acordo com a Folha de S. Paulo, quando a data coincide com o domingo de Carnaval, como ocorrerá nesta edição, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS