Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 11 de Outubro de 2014, 08:49 - A | A

Sábado, 11 de Outubro de 2014, 08h:49 - A | A

Formado por diferentes povos, Mato Grosso do Sul completa 37 anos

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O Estado de Mato Grosso do Sul completa, neste sábado (11), 37 anos de criação. No dia 11 de outubro de 1977, ocorreu a chamada divisão de Mato Grosso, dando origem a Mato Grosso do Sul, através da Lei Complementar nº 31, quando o presidente Ernesto Geisel, desmembrou o Estado, transformado, em 1979, a região sul de Mato Grosso no novo Estado.

Entre 1979 e 1982, o novo Estado foi governado por um interventor nomeado pelo presidente da república. Depois disto ocorreram as primeiras eleições para governador. Em sua ocupação inicial, as bacias fluviais do Rio Paraguai e do Rio Paraná exerceram um papel de grande relevância, visto que através de seus cursos os espanhóis adentraram naquela região, desde o estuário do Rio da Prata, em direção ao norte procurando riquezas minerais.

A conquista e a ocupação efetiva do Mato Grosso do Sul foi consequência da atividade pecuária e, posteriormente da agricultura, já que o processo de povoamento originado com as tarefas de extração vegetal, especialmente erva-mate, causou uma ocupação dispersa.

Tais atividades foram fundamentais para atrair brasileiros e paraguaios para o novo Estado, criando assim, as cidades de Ponta Porã e Porto Murtinho. Em contrapartida, o prolongamento da antiga linha férrea noroeste do Brasil, no começo do século XX, constituiu um dos elementos que impulsionaram o desenvolvimento demográfico e da economia do Estado, até então praticamente subordinado às vias fluviais. Na realidade, as vias férreas revitalizaram povoadas como Campo Grande e Aquidauana, além de resultar benéfico para Corumbá, fundada no século XVIII, que passou a ser o porto brasileiro mais importante no rio Paraguai.

Mato Grosso do Sul é formado por uma mistura de diferentes povos, como os antigos mato-grossenses, gaúchos, paraguaios, paulistas, entre outros, e toda esta diversidade contribuiu na formação cultural do Estado. Entre as músicas típicas do MS estão ritmos como chamamé, polca paraguaia, o vaneirão, a moda de viola e os principais pratos típicos são churrasco, arroz carreteiro, mandioca, caldo de piranha e o famoso tereré. A fauna e flora do Estado são bastante ricas, o que faz, por exemplo, da onça-pintada e do tuiuiú, símbolos do Estado, que tem como pano de fundo cartões postais como o mundialmente conhecido Pantanal.

Na questão econômica, Mato Grosso do Sul tem como suas principais atividades a agricultura e a pecuária, mas também conta com a presença de sólidas indústrias em grandes centros, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e outras cidades em pleno desenvolvimento, como Nova Andradina. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso Estado possui, atualmente, cerca de 2.619.650 habitantes distribuídos em 79 municípios que compõem uma área total de 357.145,532 quilômetros quadrados.

Clique na imagem para acessar a galeria

Corumbá
Foto: Kleverton Velasques/Prefeitura de Corumbá

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Dourados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Três Lagoas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Bonito
Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito

 

Comente esta notícia

Allan 07/05/2018

Matéria fraca em detalhes e como sempre omitindo fatos reais

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS