Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 10:48 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 10h:48 - A | A

Outubro Rosa começa nesta quarta-feira com caminhada em Campo Grande

Samira Ayub -Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nesta quarta-feira (1º) começa o mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, com o objetivo de promover atividades para conscientização e mobilização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama. Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza várias ações e abre a programação com uma caminhada no centro da Capital.

De acordo com a Sesau, as ações realizadas ao longo do mês servirão para alertar sobre os riscos da doença e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo mais recorrente do mundo.

Para a gerente técnica da Saúde da Mulher, Indianara Leite, o objetivo é disseminar informação de qualidade para as mulheres de todas as idades e lembrar sobre as formas de prevenção da doença.

Indianara ressaltou que somente em Campo Grande, em 2013, 16% das mulheres que realizaram mamografia de rastreamento foram diagnosticadas com o câncer, que matou 53 mulheres. A gerente técnica destacou que a rede municipal de saúde oferece nas 63 Unidades Básicas de Saúde, ações de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas médicas e enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação de diagnóstico e tratamento.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que detectados no início. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade.

Caminhada

Para abrir as atividades do “Outubro Rosa”, a Sesau promove nesta quarta-feira a Caminhada Rosa, com concentração no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, às 8 horas. A caminhada irá percorrer as ruas do centro da cidade até a Praça Ary Coelho, onde serão distribuídos panfletos educativos e repassadas orientações individuais.

Amanhã, às 18 horas, acontece o acendimento as luzes em frente ao Paço Municipal que recebe iluminação rosa, assim como os demais monumentos da Capital.

O encerramento da programação do “Outubro Rosa” será no dia 31, com aulas de ginástica na Praça Ary Coelho, às 8 horas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS