Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014, 15:59 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014, 15h:59 - A | A

Orkut chega ao fim depois de 10 anos

Fernando Hassessian - Capital News (www.capitalnews.com.br)

“O q dizer desta pessoa que conheço a tão pouco tempo mais já considero pacas?”. Nesta terça-feira, dia 30 de setembro, chega ao fim depois de 10 anos um dos sites que revolucionaram a interação social e criaram, de fato, o conceito de rede social.

Vão ficar na memória frases como ”Sua inveja é o segredo do meu sucesso” e até mesmo um vocabulário próprio, o “MiGuhXeS”.

Vários fatores contribuíram para o fim da que foi a rede social mais popular do Brasil, alcançando mais de 30 milhões de usuários no país, criada em 2004 pelo turco Orkut Büyükkökten e adquirida pelo Google. Em primeiro lugar, a migração dos usuários para o Facebook e Twitter, em segundo, o fortalecimento de outras redes do Google, como o Youtube e Google+.

Ainda há quem tenha acompanhado o moribundo até seus últimos dias, mas praticamente todos os usuários aderiram ao Facebook, o que se tornou uma onda conhecida como “orkutização”, uma brincadeira elusiva à invasão de cores, recados bíblicos e frases de autoajuda no Facebook.

Junto com os famosos perfis fakes, comunidades como “Profiles de pessoas mortas”, “Odeio acordar cedo”, “Eu amo minha mãe”, “Odeio novelas” , e posts marcantes como “sUa Em Veja éh o cegredo do meo suçeço”, ou “vendo este perfil”.

Graças ao Orkut, personalidades como Luis Fernando Veríssimo, Karl Marx, Einstein e até Clarice Linspector ficaram mais conhecidos por frases que nunca disseram, mas que todo mundo jura que disse.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS