Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 23 de Agosto de 2014, 12:29 - A | A

Sábado, 23 de Agosto de 2014, 12h:29 - A | A

Prazo para fim dos Lixões é prorrogado

Luciana Recio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A expectativa dos prefeitos municipais de Mato Grosso do Sul quanto à apreciação de interesses dos municípios que tramitam na Câmara dos Deputados antes das eleições de outubro é grande.

O presidente da Assomassul, Douglas Figueiredo (sem partido), observa que duas matérias merecem atenção especial dos parlamentares – a emenda constitucional que aumenta em 2% o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e a proposta que prevê prorrogação do prazo para fim dos lixões nos municípios.
Ele argumenta que o importante é que cada entidade municipalista mantenha contato com a bancada federal nos Estados como instrumento de pressão em favor da inclusão das matérias na pauta da Câmara.

“Nossa expectativa é que os nossos congressistas votem antes das eleições o aumento de 2% do FPM e a prorrogação do prazo para o fim dos lixões nos municípios”, comentou Douglas, que tem defendido entendimento consensual na apreciação das matérias de interesse das prefeituras.

Sem recursos para implantar a Lei de Resíduos Sólidos, que entre outras normas prevê o fim dos lixões, os prefeitos ganharam um importante aliado, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que também defende a prorrogação do prazo final (se expiro em 3 de agosto) para que os municípios passem a cumprir a legislação.

O pedido para prorrogação do prazo dos lixões, que se encerrou no dia 2 de agosto deste ano, foi prorrogado até 2018, em relatório da Medida Provisória 649/2014, apresentado pelo Deputado André Moura.

Ainda no relatório, André disse que os prazos precisaram ser ampliados diante da “omissão” do governo federal quanto ao apoio técnico e financeiro aos estados e municípios. “Certamente contribuiu para os atrasos até aqui verificados.

A data limite encerrou-se sem que a maioria dos municípios tenha instalado aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

O aumento do prazo para o fim dos lixões é reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O relatório também garante a estados e municípios o prazo de dois anos, até 2016, para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. O prazo venceu em 2012.

Esses planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor. Andre Moura ressalta que estados e municípios que não concluíram os trabalhos deixaram de receber dinheiro para investir na gestão de resíduos sólidos e, por isso, precisam desse prazo adicional.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS