Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 12:16 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 12h:16 - A | A

Feira de Orgânicos da Capital completa cinco anos

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

A Feira de Orgânicos; que é um projeto organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc); completou nesta quarta-feira (20) cinco anos de funcionamento, com aprovação dos produtores que encontraram na administração municipal apoio para comercialização de suas produções, bem como dos consumidores que passaram a adquirir, semanalmente, alimentos livres de agrotóxicos e a preços acessíveis. Para celebrar a data, a Sedesc promoveu uma comemoração na Praça do Rádio Clube, onde a feira acontece, que teve a presença do titular da pasta, Edil Albuquerque e do prefeito Gilmar Olarte.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal aproveitou para parabenizar todos os parceiros e os produtores da agricultura familiar que acreditaram no projeto e que o tem mantido em funcionamento até hoje. “Nós temos uma visão de crescimento e progresso para Campo Grande e, por isso, apoiamos as iniciativas da Sedesc, na pessoa do Edil Albuquerque, para que este trabalho cresça e se estenda para mais pontos da cidade. O maior diferencial desta feira é trabalhar com produtos orgânicos e oferecer preços acessíveis a população”, analisou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edil Albuquerque a comemoração promovida hoje é resultado de um trabalho que começou em 2008, com apoio dos parceiros que sempre participaram ativamente para que os orgânicos se estabelecessem na Capital. “Quero agradecer a equipe da Fundação Banco do Brasil, Sebrae/MS, Ministério da Agricultura e Organocoop que acreditaram que poderíamos modificar a opinião pública, sobre o consumo de alimentos orgânicos. Foi criado um mito que o produto é mais caro do que o convencional e isso não é verdade. O projeto da feira demonstrou isso, oferecendo ao consumidor produtos sem agrotóxicos e com preços abaixo da média de outras regiões do país”, pontuou.

Edil destacou a importância da participação dos produtores que sempre se dedicaram para realizar uma feira com qualidade e diversidade de produtos. “Temos 15 famílias que participam semanalmente da feira, mas os envolvidos são 50 famílias da agricultura familiar que dispensam o trabalho dos atravessadores, responsáveis pelo encarecimento dos produtos. Nosso objetivo é crescer cada vez mais e proporcionar condições para que estes produtores possam sobreviver da sua produção com dignidade”.

A representante da Fundação Banco do Brasil, Jiljane Dourado parabenizou a Prefeitura pelo projeto e reiterou que a parceria terá continuidade. “Estamos orgulhosos em participar desta parceria com a prefeitura de Campo Grande e os produtores que fazem a feira funcionar. Esperamos continuar com este trabalho conjunto por muitos anos, por acreditar na força de trabalho da agricultura familiar”, reforçou.

Produtores e consumidores
O produtor Argemiro Oliveira possui horta na região do bairro Santa Emília e foi um dos primeiros produtores a aderir ao projeto de orgânicos, participando desde a primeira edição da feira. “Trabalho com horta há 28 anos e parabenizo o trabalho realizado pela equipe da Sedesc, que nos orientou desde o início. Hoje, avaliamos o quanto melhoramos e somos conhecidos, pois é comum começarmos a trabalhar às 6h e quando chega 8h não temos mais o que vender”, confidenciou.

Outra produtora que acompanha a Feira de Orgânicos desde o começo é Maria Aparecida Brito, moradora no Polo de Orgânicos, localizado no Polo Empresarial Oeste (saída para Aquidauana). Trabalhando com produção de verduras há quase uma década, ela destaca o diferencial da feira realizada na Praça do Rádio. “Esta é a única feira permitida dentro das praças centrais da cidade e isso é muito bom para nós que vivemos da produção. Enfrentamos uma luta diária para produzir e levar toda semana comida saudável à população e nos orgulhamos disso”, opinou.

Logo cedo, a dona Aparecida Rodrigues, 81 anos saiu da feira carregada de verduras e legumes e conta que os moradores do prédio onde reside, na avenida Afonso Pena, freqüentam e aprovam a iniciativa. “Venho desde que a feira começou e gosto muito. No começo, tinham poucos produtos, mas agora, melhorou muito e vários vizinhos meus também vem comprar toda semana”, comentou.

O aposentado Antônio Pereira vem quase toda semana do bairro Santa Fé para comprar os produtos da feira e afirmou que faz questão de se deslocar um pouco mais longe de casa para adquirir produtos frescos e sem agrotóxicos. “Eu acho esta feira ótima e venho com freqüência, pois sou adepto do produto orgânico. Não me importo de andar um pouco mais e acompanhei o desenvolvimento dos produtores desde o inicio. Meu desejo é que o poder público apóie a agricultura familiar, a fim de que se fortaleça”, desejou.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS