Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 12:47 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 12h:47 - A | A

Moradores da Cidade de Deus vão à prefeitura e reivindicam melhorias após retirada de \"gatos\"

Roberto Belini - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cerca de 40 moradores da comunidade conhecida como Cidade de Deus, região do bairro Dom Antônio Barbosa, foram nesta manhã ao prédio da prefeitura de Campo Grande reivindicar melhorias. De acordo com o líder do movimento, Kligiomar Rodrigues, alguns moradores já haviam estado lá ontem. “Ontem não fomos recebidos e nós viemos hoje com bastante gente, mas disseram que o prefeito estava viajando”, disse o líder dos moradores. Uma equipe da prefeitura recebeu o grupos em uma reunião fechada.

Kligiomar afirma que foram surpreendidos pela companhia de energia elétrica retirando as ligações clandestinas das casas na noite de ontem. Os moradores, segundo Kligiomar, reivindicam da prefeitura instalações regulares de energia, além de serviços de saúde e moradias.

Durante a reunião, a dona de casa Alzeni Alves da Silva aguardava do lado de fora com a ficha de inscrição do Cadastro Único que garante acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, do Governo Federal. Moradora da comunidade há quatro anos com o marido e dois filhos, Alzeni afirma que não recebe assistência social e já está na fila para receber uma casa da prefeitura desde quando se mudou para o local.

Clique na imagem para acessar a galeria

Dona Alzeni diz que não recebe auxílio social apesar de ser cadastrada
Foto: Deurico/Capital News

A dona de casa Daiane de Souza também mora da comunidade há mais de um ano com o marido e três filhos. Ela conta que se mudou para o local, pois morava de favor na casa da mãe. “Era muito apertadinho”, justifica.

Clique na imagem para acessar a galeria

Daiane vive na comunidade após sair dos fundos da casa da mãe
Foto: Deurico/Capital News

Prefeitura
Segundo a prefeitura a Empresa Municipal de habitação (Emha) já tem o cadastramento das famílias da região e garante que as moradias estão em estudo. De acordo com a assessoria, o prefeito vai conversar com a Secretaria e Saúde (Sesau) nesta tarde para verificar uma maneira de prestar serviços de saúde na área invadida e que, no sábado, equipes da Secretaria de Assistência Social realizam o Cadastro Único das famílias para que sejam incluídas em programas de assistência.

Concessionária
A assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica confirma que o trabalho de retirada das ligações irregulares está sendo feito e vai continuar. Segundo a companhia, a medida é para preservar a vida das pessoas. “Ligação clandestina é risco de morte”, alerta concessionária. Para o órgão, os moradores estão em uma área invadida e são ligações totalmente fora dos padrões técnicos e de segurança. Para a empresa, há o entendimento de que as pessoas buscam uma moradia, mas que é preciso estar uma área regular e segura. “Não é possível colocar energia em um barraco, mesmo que fosse regularizado”, ressalta a empresa de energia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS