Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 17:19 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 17h:19 - A | A

Capital ganha fundo de fomento para revitalização

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) confirmou a regulamentação do Fundo de Fomento do Plano de Revitalização do Centro de Campo Grande na manhã desta terça-feira (22) na CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) que embora tenha sido instituído em 2010 pela lei complementar 161, transcorridos quatro anos da sua criação, ainda não foi implementado e a receita obtida foi para o caixa- único. A legislação dispensa os proprietários de imóveis situados na zona de interesse cultural que forem ampliar a área construída, da obrigação de ampliar o número de vagas de estacionamento, exigindo como contrapartida uma compensação financeira que pode ser de R$ 5 mil por vaga.

“A partir de agora, vamos reinvestir em melhorias para o centro da cidade, a receita obtida como compensação urbanística por intervenções em imóveis localizados nas zonas especiais de interesse cultural”, destacou o prefeito que definiu como uma das prioridades da sua gestão, viabilizar obras e projetos que garantam a revitalização do centro da cidade. “Queremos viabilizar financeiramente o Reviva Centro, que passará por um amplo processo de ajuste, com consulta à sociedade para, só então, ser iniciada sua execução”, afirma o prefeito.

O Funcentro foi criado para servir como destino dos recursos das compensações urbanísticas. A intenção é de que o dinheiro seja revertido para intervenções na área central definidas depois de consultado o Conselho Gestor do Fundo. O colegiado contará com a participação de representantes do Conselho Regional da Região Urbana do Centro e do Conselho de Segurança do Centro. “Um exemplo de aplicação desta receita, pode ser, por exemplo, a instalação de lixeiras e bancos nas proximidades dos quiosques da Orla Ferroviária”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento, Marcos Cristaldo, que será o presidente do Conselho Gestor do Fundo.

Além do anúncio da regulamentação do Funcentro, no encontro com a diretoria da CDL,o prefeito acertou a formação de um comitê com representação de todas as entidades do comércio e da região urbana do Centro, para discutir todos os projetos que impactam a região, como o projeto de mobilidade urbana, o Reviva o centro, a falta de vagas de estacionamento. No café da manhã na CDL, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edil Albuquerque. Como também da diretora-presidente da Fundação municipal de Cultura, Juliana Zorzo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS