Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 22 de Junho de 2014, 07:39 - A | A

Domingo, 22 de Junho de 2014, 07h:39 - A | A

Cuidado com os olhos durante o inverno

Alessandra Marimon - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

O inverno chegou. Além de trazer alguns atrativos, a estação mais fria do ano pode causar alguns sintomas indesejáveis, como irritação ocular, ou os olhos vermelhos, sintomas que atingem pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, uma das queixas mais comuns nessa época é o olho seco, caracterizada pelo aumento da evaporação da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. Os indícios são ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente ao computador, e olhos embaçados ao final do dia. Fatores como baixa umidade do ar, ambientes fechados, ar condicionado e altas concentrações de poluição atmosférica contribuem para a Síndrome do Olho Seco.

Outra doença ocular comum no inverno são as conjuntivites alérgicas e virais. A conjuntivite alérgica não é contagiosa e o principal sintoma é a coceira. No caso da conjuntivite viral, inicia-se com olho vermelho e incômodo em um dos olhos e depois de alguns dias afeta o outro olho, já que é altamente contagiosa.

O casaco que fica guardado no armário o ano inteiro esperando o inverno chegar também pode ser um dos responsáveis pela aparição das doenças oculares. O tempo seco proporciona e facilita a dispersão de ácaros presentes nos sapatos, roupas e casacos que ficaram guardados por muito tempo no armário. Antes de usá-los, recomenda-se lavá-los e expor ao sol.

Além de consultas oftalmológicas, medidas simples diárias podem garantir melhor qualidade de vida para quem quer curtir as delícias da estação. “Nessa época as pessoas devem evitar ambientes empoeirados e com ar condicionado, redobrar os cuidados com a higiene das mãos e dos olhos, e umidificar o quarto durante a noite. Caso não tenha um umidificador, uma boa alternativa é colocar uma bacia ou um balde com água no ambiente”, finaliza o médico. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS