Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 21 de Maio de 2014, 10:17 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2014, 10h:17 - A | A

Indígenas continuam com manifestação em Miranda

Malu Cáceres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A delicada questão indígena em Mato Grosso do Sul vivencia mais um capítulo em Miranda. Nessa terça-feira (20), um grupo de pelo menos 100 pessoas interditou a entrada do aterro sanitário da cidade com a justificativa de reivindicar melhorias nas comunidades locais. Porém produtores rurais da região dizem que a manifestação dos índios nada tem a ver com melhorias.

“Se eles (os índios) quisessem melhorias tinham ido para a prefeitura protocolar os pedidos, como é normal acontecer. Eles tentaram invadir minha propriedade e quando se depararam com um grupo de fazendeiros para impedir a entrada deles em minha propriedade, foram para frente do “lixão”, que fica a 50 metros da entrada da minha fazenda. Quiseram nos intimidar colocando fogo no local, ontem era um grupo razoável, hoje já são apareceram lá pelo menos três ônibus lotados e gente. O que eles querem? Se fossem melhorias não precisariam interditar lixão", afirmou Pedro Pedrossian Filho, produtor rural da região.

Para Pedrossian Filho, a questão indígena na região atrapalha o desenvolvimento do município. “Os produtores que antes investiam R$ 50, R$ 70 mil em suas propriedades hoje não investem nem metade disso”, observou.

O  acique Branco disse que a manifestação iniciada ontem não tem qualquer relação com invasão de propriedade ou algo relacionado aos produtores e que os indígenas buscam melhorias para as comunidades. A prefeitura de Miranda informou nesta terça-feira que havia mandado representantes até o local da manifestação, porém quando procurada nesta quarta-feira (21) pelo Capital News preferiu não se manifestar a respeito e disse não ter novidades sobre o assunto.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS