Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 15 de Maio de 2014, 16:00 - A | A

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014, 16h:00 - A | A

Mototaxistas terão crédito da prefeitura para financiar novos veículos

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Mototaxistas da Capital se reuniram nesta quinta-feira (15) com o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Cícero Ávila, para tratar sobre a linha de crédito para a categoria, por meio do Credigente. Estiveram reunidos cerca de 120 profissionais. Durante a reunião ficou acordado que mototaxistas terão até R$ 9 mil de crédito, podendo financiar até 100% de uma moto nova em até 36 parcelas com juros de 1,5%. Já os auxiliares, mototaxistas que trabalham sem moto própria, terão crédito de até R$ 5 mil.

De acordo com o diretor-presidente, até o fim de maio o formato da linha de crédito estará definido e o empréstimo poderá ser efetuado. “Hoje, tivemos uma reunião muito positiva com a categoria. Houve um debate franco e uma participação maciça deles. Essa é a marca de nossa administração, o diálogo social”, afirmou Cícero.

O beneficiado tem que estar com nome limpo para ter direito ao crédito, além de ter uma condicionante, que ainda não foi definida, mas poderá ser renovação do alvará de mototaxista, alienação fiduciária ou ter um avalista, que poderá ser individual, o sindicato ou solidário, quando, por exemplo, quatro ou cinco pessoas se juntam e se tornam avalista do comprador.

Além da linha de crédito, Cícero Ávila, propôs cursos para que os mototaxistas se qualifiquem para dar melhor atendimento à população e aos turistas que visitam a cidade. Há, ainda, o objetivo de aumentar o nível de escolaridade destes trabalhadores.

A Funsat enviará pesquisadores para os pontos de mototáxis com o intuito de fazer questionários para compreender o perfil socioeconômico, escolaridade, entre outras coisas. Com os dados em mãos, a fundação terá melhores condições para desenvolver ações para melhorar o serviço da categoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS