Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Maio de 2014, 08:57 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2014, 08h:57 - A | A

Olarte pretende criar Coordenadoria de Assuntos Indígenas dentro da prefeitura

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), afirmou que pretende criar uma Coordenadoria de Assuntos indígenas na capital. A declaração ocorreu nesse domingo (11), quando participou das comemorações dos 12 anos da Aldeia Água Bonita, na região do bairro Nova Lima.

Conforme o prefeito, a ideia é que a coordenadoria aproxime a população indígena com a prefeitura. “Queremos que esta coordenadoria nos ajude também a alavancar recursos no âmbito federal para viabilizar projetos e obras que garantam qualidade aos representantes de todas as etnias que migraram para a capital”, destacou.

Ainda na Aldeia, o chefe do Executivo ressaltou que o órgão será uma porta de entrada de todas as demandas da comunidade para levar adiante a uma das principais reivindicações dos indígenas, que é a regularização fundiária do local onde estão instalados, que pertence ao governo do Estado.

Conforme informações da Prefeitura, na situação atual, o poder publico fica impedido de construir casas ou estender os serviços públicos, como rede de água, energia e transporte coletivo, até a Aldeia Água Bonita pelo fato de ela estar fora do perímetro urbano, sendo considerada parte da área rural do município. Uma equipe da Agência Municipal de Habitação e da Planurb fará os estudos sobre a ampliação do perímetro que terão de ser submetidos ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Nesta quarta-feira (14) o prefeito estará com a bancada federal do Mato Grosso do Sul e um dos assuntos em pauta, será justamente viabilizar recursos para a construção de um conjunto habitacional para atender as 128 famílias da Aldeia.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS