Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 10:57 - A | A

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 10h:57 - A | A

Morre o bebê Timóteo que mobilizou o país para conscientização de doação de medula óssea

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O pequeno Timóteo, que lutava contra uma rara enfermidade, não resistiu à agressividade da doença e morreu na manhã desta segunda-feira (21), no Hospital Regional, em Campo Grande. A família mobilizou uma campanha para doação de medula óssea que alcançou outros estados. Ontem, amigos e familiares estiveram na avenida Afonso Pena recolhendo assinaturas para a criação de um Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) e um Banco de Cordão Umbilical Público para atender o Estado.

A família do bebê, divulgou na página Amigos do Timóteo, a nota comunicando o falecimento da criança. Com apenas um mês de idade, o bebê foi diagnosticado pelos médicos com uma doença rara que afeta o sistema imunológico, a linfoshistiocitose hemofagocítica. Cinco anos atrás, os pais de Timóteo, Diego Recena Aydos e Ana Paula Rodrigues, enfrentaram o mesmo drama com o filho mais velho, João Lucas, que também nasceu com a enfermidade e acabou morrendo com oito meses.

Os sintomas da doença apareceram aos 28 dias de idade, e pela experiência com o filho primogênito, os pais levaram o bebê Timóteo para os médicos que confirmaram a doença, após exames. O transplante de medula óssea seria a única chance para mudar o quadro de saúde do pequeno bebê, e com isso, amigos e familiares se mobilizaram pelas redes sociais em uma campanha para chamar a atenção das pessoas para a importância da doação de medula óssea.

A campanha recebeu o nome de Amigos do Timóteo, e mobilizou centenas de campo-grandenses no primeiro dia da ação. A mobilização ganhou repercussão nacional e despertou os pais e toda a família para uma nova luta, a criação de um Centro de Transplante de Medula Óssea, no Estado, cujo valor, não ultrapassaria R$ 2 milhões, e poderia salvar vidas como as do Timóteo e centenas de pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea em Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira da semana passada, o pequeno Timóteo, precisou ser internado devido a uma pneumonia que evoluiu rapidamente e resultou em um quadro de dificuldade respiratória. O bebê foi para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) com quadro de infecção grave, mas não resistiu.

O velório será a partir das 11h30 no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande, e o sepultamento está marcado para as 17 horas.

Além de Timóteo, o casal tem outro filho, de três anos.
 

Serviço: O cemitério Jardim das Palmeiras fica na avenida Tamandaré, próximo à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS