Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 15 de Abril de 2014, 11:03 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2014, 11h:03 - A | A

Governo lança campanha nas escolas estaduais para combater a violência contra a mulher

Samira Ayub e Aline Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Na mesma semana em que a mãe de uma adolescente de 14 anos denunciou à polícia um possível estupro em uma escola estadual, o Governo do Estado, lançou na manhã desta terça-feira (15) a campanha Quem Ama Abraça – Fazendo Escola, que irá atuar em todas as escolas estaduais para mobilizar crianças e adolescentes no combate à violência contra a mulher.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, contou com a participação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A campanha, realizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, irá realizar ações lúdicas que tratam sobre o respeito à mulher.

O governador André Puccinelli (PMDB) participou do lançamento da campanha e afirmou que o objetivo a ação é fortalecer o combate à violência contra a mulher. “Não se deve ter violência contra a mulher, e na verdade, contra ninguém. Se pudermos viver em um mundo de paz e tranquilidade, seria bem melhor”, disse Puccinelli, que encerrou seu discurso fazendo referência ao Hino de Mato Grosso do Sul.

Sobre o possível caso de estupro denunciado pela mãe de uma adolescente, de 14 anos, e que teria ocorrido na Escola Estadual Teotônio Vilela, no centro de Campo Grande, o chefe do Executivo estadual disse que foi coincidência o lançamento da campanha Quem Ama Abraça com a semana em que o caso veio à tona. “O certo é não haver campanha nenhuma, porque deveria ser natural a paz entre as pessoas”, disse André. “Através da criança se pode formar gerações melhores que nós; nos projetamos em nossos filhos, e ao iniciarmos a campanha os instruímos como devem proceder em sociedade, e quando você ensina bem, tem família dedicada e exemplo na sociedade, menos delitos acontecem”, ressaltou o governador.

A subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Tai Loschi, observou que o objetivo da campanha é mostrar a importância de crianças e adolescentes refletirem e discutirem a Lei Maria da Penha e fortalecer a mulher para buscar ajuda no primeiro momento que a violência ocorre.

Serão distribuídos 300 kits com manual para educadores, sugestões de atividades, gibis para alunos e DVD com três clips musicais. A expectativa da Redeh é articular o lançamento da campanha em todos os estados. No Rio de Janeiro, em Goiás e Alagoas a Quem Ama Abraça começou em 2013 e em São Paulo neste ano.

Conscientizar a população sobre a violência por meio de campanhas é o quinto eixo do programa Mulher, Viver sem Violência da SPM. Na Quem Ama Abraça, além da Redeh, o governo federal conta com a parceria do Instituto Avon e apoio da Fundação Ford, organismos municipais e estaduais de políticas para as mulheres e secretarias de educação de estados e municípios.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS