Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 27 de Março de 2014, 15:55 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2014, 15h:55 - A | A

Secretário da Sejuv entrega para Puccinelli projeto Primeira Moradia

Aline Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O responsável pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Sejuv) Herculano Borges, entregou para o governador do Estado André Puccinelli (PMDB), na manhã desta quinta-feira (27), durante a assinatura de termos de cooperação técnica, na Governadoria, o projeto Minha Primeira Moradia.

De acordo com o projeto, 5% das habitações serão destinadas a jovens casados que tenham filhos, que estejam em situação de vulnerabilidade social e que sejam arrimo de família, ou seja, jovens responsáveis por todos arcar os compromissos financeiros.

Herculano explicou que o programa surgiu de uma reunião com o secretário de Habitação, Carlos Marun sobre as demandas da Sejuv. “As nossas duas maiores solicitações são em relação a moradia e ao primeiro emprego e isso vai ajudar a fazer a diferença na vida de muitos jovens”, afirmou.

Segundo o secretário, com o projeto Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado a cumprir o que determina o artigo 31 do Estatuto da Juventude. “Seremos o primeiro Estado a cumprir o que preconiza o artigo 31 que especifica como dever do Estado a promoção de moradia aos jovens de baixa renda”, ressaltou.

Outros programas - Além do lançamento do projeto Minha Primeira Moradia, também foi lançado o programa Credijovem que destina microcrédito de até R$ 5 mil a jovens empreendedores e a Estação Juventude Itinerante Urbana com participação do programa federal que vai funcionar nos municípios de Campo Grande e Dourados.

“Será um ônibus que vai levar os programas estaduais e federais para promover a inclusão desses jovens que estão em estado de vulnerabilidade. O objetivo é chegar em municípios que aparecem no mapa de violência juvenil do Ministério da Justiça. Estamos na fase de licitação para a compra desse ônibus para trabalhar nos fins de semana e feriados”, explicou o secretário.

Durante o evento o governador também enviou duas mensagens direcionadas à Assembleia Legislativa para a criação do Conselho Estadual da Juventude e inclusão dos direitos dos jovens na Constituição Estadual já assegurados na Federal por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), votada no ano passado.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS