Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 03 de Março de 2014, 11:50 - A | A

Segunda-feira, 03 de Março de 2014, 11h:50 - A | A

Bombeiros dão dicas de seguranças para banhistas que frequentam rios e balneários

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Durante este período de Carnaval, onde muitas pessoas procuram rios e balneários do Estado, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBBMS), orienta os banhistas a não nadarem em lugares desconhecidos e só entrar em embarcações que tenham profissionais habilitados.

“Usar colete salva-vidas também é muito importante”, destaca o comandante geral da Corporação, Ociel Ortiz. Além dos cuidados mencionados acima, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos como : procurar um local conhecido, respeitar faixas e placas de avisos, não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas, procurar sempre lugares onde exista a presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros, evitar nadar sozinho, não ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água e não tentar salvas pessoas em afogamento sem estar habilitado.
 

Neste último caso, os militares indicaram que é preferível lançar flutuadores ao invés da ação corpo a corpo. Entre as dicas de segurança também estão : identificar nas proximidades a existência de um salva-vidas e permanecer próximo a ele, evitar brincadeiras perigosas como caldos, trotes e saltos e também não deixar crianças sozinhas.

No caso das embarcações, o Corpo de Bombeiros orienta evitar navegar com carga em excesso e sempre acatar as orientações de um profissional. Segundo o CBMS, os locais considerados mais perigosos para os banhistas são: o Rio Taquari, na região de Coxim, o Rio Aquidauana e o Rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS