Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014, 18:18 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014, 18h:18 - A | A

Gestão pública eficiente é a chave para o desenvolvimento destaca Anastasia

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), destacou que somente com uma gestão pública eficiente é possível alcançar o desenvolvimento. A afirmação ocorreu durante o lançamento do Projeto Ciclo de Palestras da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), nesta segunda-feira (24), em Campo Grande.

Segundo o governador tucano, a gestão pública se tornou assunto de interesse de cada cidadão brasileiro. Para Anastasia, o melhor caminho para a boa governança pública é planejar bem, definir metas, enxugar gastos com a máquina, valorizar pessoas, melhorar os processos, gerenciar projetos e ações, possibilitar a participação cada vez maior da sociedade, fazer parcerias com a iniciativa privada e dar transparência aos programas e gastos públicos. “

Anastasia reforçou que para resgatar a gestão pública é preciso valorizar o resultado. “Se não nos preocuparmos com metas e resultados, o destino do Estado é a bancarrota”, garantiu, lembrando que em Minas Gerais as inovações gerenciais colocadas em prática na última década são um bom exemplo de modelo de gestão.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o lançamento do Projeto Ciclo de Palestras Fiems 2014 com o governador Antonio Anastasia foi para colocar em pauta a importância de uma gestão pública eficiente. “A evolução da indústria está vinculada à evolução da administração pública e o governador Anastasia demonstrou que com gestão eficiente tudo é possível. Na nossa avaliação, ele demonstrou que é possível fazer gestão pública eficiente e política”, declarou, pontuando que a saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul também é uma preocupação do setor industrial.

“Por meio do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), estamos estabelecendo um novo modelo de relacionamento entre o Sistema Fiems e as Prefeituras do interior do Estado para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai em troca da adoção de medidas de desburocratização da gestão pública para melhor atender o setor industrial”, detalhou Sérgio Longen, informando que as prefeituras já estão colocando em prática os pontos defendidos pelo PDR, reduzindo a burocracia, que é hoje a grande responsável por emperrar o setor privado do Estado.

Já a vice-governadora Simone Tebet, que representou o governador André Puccinelli no evento, ressalta que o governador Antonio Anastasia faz a diferença com uma gestão eficiente. “Em Mato Grosso do Sul, o governador André também implantou uma gestão eficiente e vai encerrar o mandato com um Estado preparado para o desenvolvimento”, disse. O presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado), desembargador Joanildo Souza, a gestão nos dias atuais é um tema empolgante que deve estar presente em todas as esferas do poder público, seja legislativo, executivo ou judiciário. “Esse tema tratado na Casa da Indústria, com certeza serviu para despertar nos administradores esse dever de aprimorar os conhecimentos e estar sempre em busca de uma gestão mais eficiente”, comentou.

O prefeito de Antônio João, Selso Lozano, ressaltou que na atual circunstância da administração pública, na qual cada vez se arrecada menos, a eficiência é mais do que necessária. "Mais do que nunca manter um equilíbrio se torna fundamental para garantir uma administração mais eficaz", disse. Já o prefeito de Inocência, Antônio Angelo, destaca que a palestra reforça a parceria com a Fiems em oferecer suporte às prefeituras. "A administração precisa desse apoio e a Fiems tem trabalhado nesse sentido com o PDR”, afirmou. Para o prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja, hoje atuar na administração pública é um grande desafio e a discussão de temas que envolvem a gestão mostram novos caminhos. "O município está em franco desenvolvimento industrial e essa troca de experiências nos orienta, abre nossa mente", pontuou.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS