Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014, 16:30 - A | A

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014, 16h:30 - A | A

MPF e MPT criam comissão para debater uso indiscriminado de agrotóxicos

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT/MS) criou uma comissão para debater o uso indiscriminado de agrotóxico e os riscos que eles representam ao meio ambiente, à saúde do trabalhador rural e da população em geral.

Conforme informações do MPF/MS, a Comissão de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos foi aprovada pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS), e será integrada por membros do MPT e do Ministério Público Federal (MPF) no Estado, além de outras entidades.

O procurador Marco Antônio Delfino, coordenador da Comissão destaca que o foco da Comissão será o monitoramento. “A população precisa ter certeza de que está consumindo um produto adequado. É preciso fazer o rastreamento reverso para identificar de onde o produto saiu e qual prática vem sendo observada", afirma.

Dados
Números do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage) indicam que cada brasileiro consome o referente a 5,2 litros de agrotóxicos ao longo do ano, o que coloca o Brasil no posto de maior consumidor do planeta.

A cada ano, cerca de 500 mil pessoas são contaminadas pelo produto, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apurações do Comitê da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida em Mato Grosso do Sul revelam ainda que continuam em uso no Brasil 14 produtos que foram condenados em outros países e estão sendo retirados do mercado internacional.

Os agrotóxicos, independentemente de seu método de aplicação, possuem grande facilidade de se dispersar no meio ambiente. Conforme alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso intenso de agrotóxicos pode causar danos ao meio ambiente, como a degradação e a contaminação do solo, água, fauna e flora, em alguns casos de forma irreversível.

Os ingredientes ativos presentes nos agrotóxicos podem causar ainda esterilidade masculina, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, nos sistemas imunológico e na produção de hormônios, além de má formação fetal e desenvolvimento de câncer.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS