Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 18:04 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 18h:04 - A | A

Sem caderno e sem professor, alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quarta-feira

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Além da falta dos kits escolares, que não têm previsão para serem entregues aos alunos, o ano letivo nas escolas da rede municipal começa com, no mínimo, 1 mil professores a menos. De acordo com o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Geraldo Gonçalves, a convocação dos substitutos para completar o quadro dos colégios deve sair só nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial do Município, quando começam as aulas.

Gonçalves acredita que só na próxima semana a situação será regularizada. O Capital News recebeu denúncias de mães de estudantes das escolas municipais que ficaram sabendo da situação. “Na escola da minha filha parece para só tem seis professoras para começar o ano e lá, só de 1º ano, são sete salas”, relatou.

O presidente da ACP confirmou a denúncia. Ele explicou que 8,5 mil professores inscreveram-se para serem substitutos e que a rede municipal precisa de cerca de 2 mil profissionais para completar os quadros de educadores das escolas. Mas, a convocação só será feita amanhã. “Posso afirma com certeza, que as escolas vão ter pelo menos 1 mil professores a menos até segunda ou terça-feira (da semana que vem)”.

Gonçalves acredita que o atraso só aconteceu porque a Secretaria Municipal de Educação (Semed) decidiu, neste ano, capacitar tardiamente todos os inscritos, para depois selecionar os que vão assumir as vagas temporárias. A capacitação terminou na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, cinco dias antes do início das aulas. “Nós entendemos que essa capacitação da Semed foi extemporânea”, afirmou.

Outro fator que explica a falta de professores, neste início de ano, segundo o presidente da ACP, é que os profissionais que haviam sido aprovados no concurso de 2009 foram nomeados no dia 24 de janeiro, mas ainda não foram designados, ou seja, ainda não sabem em qual colégio municipal vão atuar.

“As escolas vão realmente começar o ano sem funcionar regularmente, mas acho que os alunos não serão prejudicados, porque a escola conseguem rever os horários e os professores que estão trabalhando podem dar mais aulas”, amenizou Gonçalves.

Material escolar

Os kits escolares ainda não chegaram às 98 escolas da rede municipal e não há previsão de quando o material será entregue aos alunos. Pelo segundo ano consecutivo, neste início de ano letivo, os cerca de 100 mil estudantes dos colégios públicos municipais vão ter de estudar sem caderno, sem canetas e lápis.

As escolas estão recomendando aos pais que comprem um caderno, um lápis e uma caneta para que os alunos possam começar a estudar ou que reaproveitem o material que sobrou do ano passado.

Prefeitura

Desde a manhã desta terça-feira, a reportagem tenta conversar com o secretário municipal de Educação, José Chadid, mas ele não atendeu e nem retornou às ligações.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Campo Grande informou, assim como disse o presidente da ACP, que a convocação dos professores substitutos será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.

Segundo a assessoria de imprensa, foram 8 mil inscritos para as vagas de temporários. Destes, 2 mil faltaram à capacitação e automaticamente foram eliminadas. Do que sobrou, menos de 2 mil que serão chamados, isso porque 4 mil não atenderam aos requisitos estabelecidos pela Semed.

Os professores não convocados, segundo a administração municipal, serão cadastrados em banco de dados e poderão ser chamados a qualquer momento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS