Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 11:37 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2014, 11h:37 - A | A

Alunos das escolas municipais começam mais um ano letivo sem material escolar

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Não há previsão de quando os kits escolares serão entregues aos alunos das 98 escolas da rede municipal de ensino. Pelo segundo ano consecutivo, neste início de ano letivo, os cerca de 100 mil alunos dos colégios mantidos pela Prefeitura de Campo Grande vão ter de estudar sem caderno, canetas e lápis. As aulas começam nesta quarta-feira (5), mas o material não chegou às escolas.

A reportagem conversou com funcionários de seis colégios municipais de diferentes regiões da cidade. Em todas, a resposta sobre quando os kits serão entregues foi a mesma: “não tem previsão”.

As escolas estão recomendando aos pais que comprem um caderno, um lápis e uma caneta para que os alunos possam começar a estudar ou que reaproveitem o material que sobrou do ano passado. “Quando a prefeitura nos informar o dia que os kits vão chegar, vamos mandar um recado para os pais”, disse um dos funcionários entrevistados.

“Deve demorar uns 15, 20 dias ainda. Mas não tem previsão”, explicou outra servidora.

Licitação

Neste ano, a empresa Brink Mobil Esquipamentos Educacionais Ltda venceu a licitação aberta pela Prefeitura de Campo Grande e receberá R$ 2,2 milhões para fornecer material escolar aos estudantes.

A escolha da empresa aconteceu no dia 20 de janeiro, 17 dias antes o início das aulas. No entanto, ao ser questionado pela imprensa no dia em que aconteceu a abertura das proposta dos participantes da licitação, o prefeito Alcides Bernal (PP), garantiu que haveria tempo hábil para que o material chegasse às escolas no início do ano letivo.

O município já havia aberto a licitação para comprar o material para este ano, mas depois que edital foi contestado por vários participantes, o pregão nº 239/2013, que seria realizado no 19 de dezembro, foi suspenso.

Histórico

No ano passado, os kits escolares só chegaram às mãos do estudante na metade do ano. Depois de cancelar contrato firmado, no final de 2012, pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o prefeito Alcides Bernal (PP) foi alvo de críticas dos pais dos alunos das escolas municipais.

O chefe do Executivo municipal decidiu contratar outro fornecedor, mas crianças e adolescentes só receberam o material escolar em junho, pouco antes das férias do meio do ano.

Em 2013, foram entregues 80 mil kits para os alunos do 1º ao 9º ano.

A reportagem preservou o nome dos funcionários, das escolas e até mesmo os bairros onde os colégios estão localizados para evitar que os servidores sofram algum tipo de represália.

O Capital News tentou contato com o secretário municipal de Educação, José Chadid, mas ele não atendeu e não retornou às ligações. Um email foi enviado à assessoria de comunicação da prefeitura, mas, até o fechamento da matéria, não houve resposta sobre quando os kits escolares serão entregues.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS